Quem foi que disse que o trabalho enobrece o homem? Quem foi que disse que o trabalho é um castigo? Quem são as pessoas que estão hoje trabalhando em algo que não gostam e que preferiam vender cocô na praia, como muito se ouve por aí? Pessoas que estão descontentes com suas posições atuais e que estão sempre reclamando da segunda-feira por se iniciar uma nova semana de trabalho.
Quem fica por aí dizendo aos quatro cantos que seu trabalho é cansativo, estressante, com muita pressão, de muita responsabilidade e que preferia ficar em casa assistindo TV, ou na piscina tomando uma gelada, ou ainda estar viajando e curtindo a vida adoidado, não tem muita consciência de que o seu trabalho é na verdade a extensão de sua própria vida.
O trabalho é muito importante para o homem. Vai ser com o trabalho que iremos fazer as conexões, amizades, conquistas, aprendizados, experiências e testes para saber se é aquilo mesmo que desejamos continuar fazendo para o resto de nossas vidas. Vai ser o trabalho que vai te colocar naquele lugar que você foi predestinado a estar, mesmo que seja esse mesmo trabalho que está realizando, e que ele vai te fazer pensar onde é o seu verdadeiro lugar.
Na verdade o trabalho dignifica o homem realmente. O trabalho nos faz crescer e querer alcançar algo a mais na carreira profissional. Aquelas pessoas que começam seus trabalhos em cargos de iniciantes, e que podem galgar posições maiores ao longo de sua experiência, vão estar sempre se empenhando para serem melhores. São os ciclos naturais que vamos enfrentando, como na escola, no vídeo game, nas hierarquias, na vida. E o que podemos fazer para que a gente evolua? Como podemos fazer para crescer nas áreas de nossas vidas? O esforço. A prática. O treinamento. A disciplina. A obstinação. O desejo. Tudo isso e mais uma pitada de ação pode fazer com que a gente cresça e evolua em nossas vidas.
Assim como no trabalho, na prática esportiva, nos estudos e todas as outras áreas que atuarmos, melhorar e estar mais preparado para o futuro, nos deixa em uma posição melhor para poder alcançar melhores condições, como qualquer outra atividade que nos faça querer ser melhor. Todas essas atividades nos fazem querer focar e nos aperfeiçoar para buscar melhorar nossa performance, que consequentemente irá fazer com que outras áreas de nossas vidas também cresçam e evoluam com o processo de melhoria. Uma coisa vai puxar a outra.
Pode ser que ter um trabalho, dê muito trabalho e que seja difícil, complexo e até mesmo chato, mas que esse trabalho que irá fazer com que você aprenda. Esse trabalho irá te dar um direcionamento. Esse trabalho que irá fazer com que você aproveite a sua jornada de vida, passe e enfrente pelas dificuldades te deixando mais preparado para qualquer outra atividade que vier.
Até certo ponto de nossas vidas passamos estudando por um período e logo depois, ou até mesmo antes, começamos a trabalhar e fazer atividades profissionais que nos despertarão para a vida, descobrindo nossas vocações e as carreiras a seguir. Mesmo para aquelas pessoas que não chegaram a estudar, mas que já iniciaram suas carreiras trabalhando desde muito cedo, podem estudar depois ou até mesmo passar a ensinar tudo aquilo que aprenderam.
O trabalho ou qualquer outra prática que exercemos, faz nos tornarmos pessoas melhores, pois você vai estar evoluindo em uma determinada área que te fará crescer nas outras. Seu empenho numa atividade, pode fazer você melhorar em muitas outras. A prática, o treinamento, a repetição de atividades pode nos levar à excelência, ou como diz o ditado que a prática leva a perfeição. Logo também temos outro ditado que diz que feito é melhor do que perfeito. Então, faça.
Independente de qual ditado você prefere, ambos dizem respeito ao fato de realizarmos nossas tarefas com um objetivo final. Com a intenção de chegar ao seu destino. E mesmo que por algum motivo você esteja colocando energia num determinado trabalho que não é aquele de que você sente que foi predestinado a fazer, ainda sim, você vai estar aprendendo e obtendo experiências que podem ser utilizadas em alguma outra atividade que tenha descoberto ser a sua vocação. Isso irá agregar ao seu propósito de vida.
O trabalho não irá fazer mal algum, muito pelo contrário. Pode acontecer de termos trilhado por muito tempo em um caminho que acabamos nos acomodando e deixando de lado o nosso verdadeiro propósito de vida. Pode ocorrer que tenhamos que regressar por um longo caminho de volta, ou pode ser que com o seu conhecimento adquirido durante os anos que esteve naquele trabalho, também te ajuda a facilitar esse retorno.
Ainda que o caminho te leve para longe de seu objetivo, o mais simples ou complexo trabalho, vai te trazer a experiência para melhorar em outras áreas, pois foi assim que aconteceu com o rei Davi, que mesmo com a missão de se tornar rei, ainda continuou cuidando de suas ovelhas, e que esse tipo de trabalho o fez grande, mesmo sendo um trabalho pouco relevante. E vão ser esses trabalhos simples que iremos começar a realizar e sermos especialistas neles que irão nos fazer alcançar patamares mais altos.
A gente começa de baixo. Aprendendo o básico, treinando e repetindo aquilo que te fará um especialista na área. Quando estiver com aquela atividade incorporada em sua mente a ponto de executar automaticamente, você alcançou a alta performance daquela atividade. E se tornando especialista numa coisa, você irá se tornar especialista em outras tarefas muito mais rápido e fácil. Não despreze os pequenos trabalhos. Não deprecie a sua capacidade por estar realizando algo em que não vê sentido num primeiro momento. A sua tarefa está ajudando outros a encontrarem seus objetivos e você está fazendo parte disso. Até chegar o seu momento de alcançar o seu objetivo. Fique firme. Sê forte e corajoso. E vai!