É tudo uma ilusão. Escutamos muito essa frase. Que a vida é uma ilusão. Que as baladas são ilusões. Que viver a vida de uma forma ousada é ilusão. Que o seu sonho é uma ilusão. Quantas pessoas nos dizem isso ao depararmos com situações que vão contra o que a maioria está fazendo. Se você não segue a manada, então o que você for fazer vai ser uma ilusão. Não vai dar certo. Você é louco. Esse negócio não dá dinheiro. Você vai se arrepender. E por aí vai.
Geralmente são essas e muitas outras frases que ouvimos de pessoas próximas que acreditam que o nosso sonho é loucura ou uma ilusão mesmo. São essas frases que as pessoas dizem quando você decide seguir por um caminho diferente de todas as outras pessoas. E você é considerado louco, excêntrico, estranho, maluco e mais uma série de outros adjetivos que nos classificam como tal.
Acontece isso até o momento em que você prove o contrário. Quando chega o momento em que você conquistou o seu sonho, realizou as suas metas e atingiu o seu objetivo, e então aí você se torna um visionário, um cara de visão, uma pessoa ousada, e que muitos que te chamaram de louco, agora dizem que sabiam que você tinha talento para aquilo.
É engraçado isso. Toda essa passagem me faz lembrar a história do sapo que subiu no poste. Onde ninguém fazia ideia de como ele havia subido no poste. Como pode um sapo subir no poste? Isso é possível? O que ele foi fazer lá? Como ele foi parar no alto de um poste? E o desfecho da história é de que ele era um sapo surdo. Ele não ouviu os outros sapos dizendo para ele que não conseguiria subir num poste. Ele não deu “ouvidos” aos outros e seguiu rumo ao seu objetivo. Não ligou para a opinião dos outros. Se tivesse feito, não chegaria no topo.
Há uma história parecida de um peixe que queria subir na árvore. Ou da criança que foi salvar seu amigo que patinava no gelo, e caiu na água congelante, e só conseguiu quebrar a grossa camada de gelo, porque não havia ninguém por perto para dizer que seria impossível transpor aquela geleira.
Histórias como essas existem muitas por aí. E elas nos fazem pensar e refletir em como devemos usar a nossa mente para poder alcançar o sucesso desejado. Geralmente usamos nossos pensamentos para pensar no pior, ou em coisas ruins que podem se materializar. De uma forma positiva ou negativa, depende para onde você aponta o seu foco.
Venho conversando sobre isso com meu filho que fica pensando em coisas ruins que possam vir a acontecer, e que então peço para ele desviar o seu foco e sua atenção para coisas boas. Tudo que a gente pensa, repetidas vezes, pode vir a acontecer. Claro que fazendo algo para contribuir, e que em alguns casos, para os acontecimentos ruins, nem é preciso fazer muita coisa, pois tudo tende a ir para um lado negativo mesmo se você não se esforçar para fazer o contrário. A propensão para que as coisas ruins aconteçam, é forte no sentido que ocorra, ainda mais quando pensamos nesse pior cenário. Se as coisas já acontecem naturalmente de uma forma ruim, se fircarmos focando nisso, acaba acelerando esse processo. Aí cabe a nós mesmos fazer com que essa correnteza seja vencida para evitar isso. Não se trata de uma regra, mas de uma percepção do que geralmente acontece.
Usar a sua imaginação para fazer com que nossos desejos se concretizem é uma importante ferramenta para que isso aconteça. Pensar em você como já vitorioso, imaginar você com a sua conquista em mãos e projetar esse desejo, moldando em sua cabeça essa sensação, aliado as ações, pode fazer você chegar mais rápido ao seu objetivo.
É interessante como a gente recebe informações e estímulos durante todo o dia, e que ao cair da noite em seu repouso, começa a atuar o seu subconsciente a fim de trabalhar todas as informações recebidas e fazer conexões das mais estranhas possíveis no momento do sono. Assim como sonhar acordado também nos faz pensar e imaginar atividades para se fazer ao resolver seus problemas. Questionar, duvidar, se perguntar como fazer para resolver isso, ou aquilo. Manter a mente focada no problema por um período, relaxar e aguardar vir a resposta quando estiver mais tranquilo. Isso funciona. E pode funcionar para você também.
Está tudo em nossa cabeça. A imaginação e todos os pensamentos que temos pode fazer com que possamos alterar o nosso humor, nosso estado mental e físico diante das circunstâncias. Até mesmo a nossa imunidade pode mudar diante de algum pensamento ruim que estamos cultivando. O ato de manter a mente focada em coisas boas, pode ir contra a tendência do cérebro de estar sempre pensando no pior, e que essa é uma batalha diária que temos que combater.
Usar a sua imaginação para poder gerar boas ideias ao inventar algo novo. Pensar numa nova possibilidade de automatizar processos. Criar alguma ferramenta nova que facilite a vida das pessoas. Gerar valor para os outros que estão passando por problemas difíceis. Formar um grupo para ajudar os outros. Enfim, tudo parte de uma ideia. Tudo parte da nossa imaginação e que cabe a nós mesmos fazer com que essa ideia se materialize. Usar a nossa imaginação para fazer o bem, é uma das principais tarefas que pode fazer você chegar em seus objetivos.
A resolução de problemas, a resposta para suas dúvidas, o despertar para algo novo, os nossos medos, bloqueios e ansiedades que são criados por nós mesmos, podem ser revertidos, controlados e minimizados com o auxílio da nossa imaginação em buscar fatores que possibilitam o nosso sucesso.
Use a sua imaginação e criatividade para poder gerar valor para as pessoas. Utilize tudo aquilo que você sabe, e que mesmo sendo algo que você acredite ser insuficiente para poder ensinar alguém, pode te mostrar que está errado e fazer muito bem para outras pessoas. Utilize a sua imaginação com foco naquilo que é bom (indo contra a tendência do seu cérebro) que tudo irá se concretizar da maneira que deseja. Foco, fé e força sempre!