Quando você tem um objetivo claro e definido, todo o resto se torna “segundo plano”. Quando você tem uma meta a cumprir, as distrações não te afetam. Quando você está focado num propósito, todas as outras coisas que não fazem parte do seu plano, ficam de fora. Seja decidido. Faça suas escolhas e vá com elas até o fim.
E como saber o que vamos decidir? Como vamos saber o que queremos? De que forma vamos fazer nossas escolhas que nos levam ao nosso destino, sem ligar para as distrações ao lado? Parece fácil, e parece frases de auto ajuda, quando vemos todas essas frases motivacionais de seguir em frente, de perseverar, de assumir riscos e encarar seus medos. Tudo isso soa muito fácil. Só que na realidade não é bem assim que funciona.
Na realidade tudo que ocorre na prática é bem diferente da teoria. Sabemos muito bem disso. Mas o que quero dizer é que devemos fazer nossas escolhas e nossas decisões e seguir com essa opção até o final. Ter foco naquilo que a gente deseja. Estar 100% decido e confiante diante de suas escolhas. Claro que existem situações em que devemos ser mais maleáveis diante de algumas circunstâncias, e fazer o que for preciso para corrigir a rota. E se acaso fizermos uma escolha ruim, ainda há tempo para recuperar e fazer correto novamente. Não há mal nenhum em assumir seus erros e começar novamente. Pode acontecer de fazermos escolhas ruins, porém fizemos uma escolha que mesmo não sendo assertiva, podemos nos redimir e começar outra vez.
É muito legal ver pessoas que estão decididas e disciplinadas a fazer aquilo que se propuseram a fazer, e que isso nos gera uma motivação por estar perto de pessoas assim. Estar ao lado de pessoas que sabem o que querem, que tem clareza com relação às suas escolhas e que estão decididas a fazer o que for necessário para conquistar seus objetivos, nos inspira também a querer ser daquela maneira.
Ter um plano e um propósito para o seu futuro daqui a alguns anos, é sinal de que a pessoa tem um rumo a seguir com sua vida, criando todo um ambiente com muito mais leveza e comprometimento consigo mesmo. Essa pessoa não irá se desviar de seu caminho, pois afinal tem um planejamento para chegar no seu destino.
Fazer nossas escolhas com base em nossos objetivos é o que funciona realmente. Podemos ser pessoas indecisas em certos momentos em que não estamos totalmente conscientes dos fatos, mas procurar entender as variáveis que levam ao tomar sua decisão, faz com que passamos a deixar a indecisão de lado.
Passar a entender e compreender tudo aquilo que está acontecendo, vai nos ajudar a tomar a nossa decisão com base em nossos objetivos e desejos. Avaliar os riscos de uma decisão também é muito importante, pois afinal estamos realizando uma opção de seguir por um caminho que nos levará longe, e que caso não seja o caminho correto, teremos uma boa estrada para retornar.
Isso tudo me faz pensar a respeito da história de se “queimar as pontes” que estão atrás de você para não poder voltar mais, assim como os soldados fizeram quando foram para a batalha, onde não havia outra alternativa a não ser vencer. A outra alternativa foi queimada. Destruída. E a sua única opção agora é a de seguir em frente com a sua decisão.
As vezes vamos nos deparar com esse tipo de situação em nossas vidas, e para tomar uma decisão desse tipo, é preciso muita coragem, certeza e fé daquilo que estamos escolhendo.
Geralmente vamos ter receio e muito medo ao estar de frente com um caminho a se tomar, e que esse medo todo, pode ser o indicativo de que você deve continuar. Aquele medo que você sente em saber que pode dar errado, ou aquele medo que você tem quando imagina que pode fracassar, vai ser o indicativo de que é esse desafio mesmo que você precisa enfrentar. Se você sentiu um frio na espinha, ou aquele famoso “friozinho na barriga”, ao se deparar com um decisão, então é porque você deseja realmente aquilo, bem lá no fundo. Que você quer aquilo muito, pois se não quisesse, seu sentimento seria outro. Haveria uma certa indiferença com relação a aquilo. Não teria muita importância para você.
Por conta de tudo isso que é importante a gente saber realmente quem a gente é e como a gente reage diante dos desafios. Procurar saber e entender o seu “eu” interior, vai fazer com que você se sinta mais forte, melhor e mais seguro para as tarefas que virão a seguir na sua vida.
Fazer um exercício diário de vasculhar a sua mente a ponto de identificar tudo aquilo que você faz e como faz, vai te trazer mais clareza de como você é. Seu jeito, seus gostos, sua maneira de falar e agir, e tudo aquilo que você pensa, também interfere muito em como você irá fazer para continuar agindo naquilo que faz para alcançar os seus objetivos.
Ser decidido e fazer suas escolhas baseado em suas convicções e seus valores, ou seja, ser quem você é ao agir do mesmo modo diante dos outros ou sozinho, já traz um certo valor alto de caráter que irá inspirar outras pessoas.
Construir a sua imagem com base em seus valores te fará uma pessoa de caráter inegociável para outras alternativas que não são alinhadas com seus princípios. Então, desse modo, faça a sua escolha. Tenha em mente tudo aquilo que vai te fazer escolher o caminho a seguir. Pense naquilo que você realmente quer e vá em frente. Mesmo que isso possa doer. Mesmo que isso faça que pessoas se desapontem com suas decisões. Muitas vezes são essas decisões tomadas e contrárias aos que o outros estão esperando de você, são as mais difíceis e que consequentemente trazem mais resultados. Essas pessoas ainda não entendem que você tem que passar por esse processo para poder vencer.
Confie em você e se permita olhar para dentro e sentindo que lá no fundo é realmente isso que você deseja. Pode parecer uma loucura para as outras pessoas, mas que se pra você faz sentido e vai de acordo com seus valores, então é sinal de que você deve seguir com sua decisão e lutar até o fim para conseguir. Decida e vá em frente!