De onde vem a força para podermos superar os obstáculos que fracassamos? Qual a origem da nossa força interna que ultrapassa as expectativas e ressurge com maior intensidade? Como podemos nos levantar depois de uma queda? O que devemos fazer para poder retornar e se redimir daquilo que deixamos de fazer?
A grande resposta para essas perguntas podem estar no fato de a gente se mexer e correr atrás de nossos objetivos, mesmo errando, mesmo fracassando ou mesmo nos deixando abater pela derrota. Nós lutamos para poder conseguir as coisas. Nós nos sacrificamos para poder conquistar aquilo que desejamos. Nós fazemos o que for necessário para realizar os nossos sonhos. Mas isso parece uma realidade para poucos. A grande maioria não se esforça tanto. Grande parte das pessoas estão acomodadas e não querem muito trabalho. Muitos preferem as coisas mais fáceis.
Ficar sentado no sofá assistindo TV. Olhar as redes sociais por horas. Vasculhar por notícias pouco relevantes para seus objetivos. Manter uma vida sendetária em casa, pois os exercícios são muito cansativos. Onde iremos parar se permanecer essa mentalidade? Como poderemos nos reerguer diante de tantos desafios que os tornamos mais difíceis ainda dentro de nossas mentes? O que fazer? Em quem acreditar? Como se esforçar para crescer?
Enfim, são muitas dúvidas das quais estamos sempre nos questionando e querendo que a resposta venha de “mão beijada” para nós. É verdade que muitos não são exatamente assim e procuram se mexer e correr atrás de seus sonhos. E isso pode estar aumentando com o tempo também. Mais pessoas envolvidas e querendo realizar seus negócios, desenvolver suas carreiras, prosperar na vida pessoal, profissional, financeira, amorosa, espiritual e familiar. É importante perceber que muita gente está ficando mais consciente querendo buscar mais para suas vidas.
Quando fazemos algo que nos deixou chateado por ter cometido um erro, ou mesmo por ter fracassado em algum projeto, devemos procurar entender o que aconteceu que podemos usar para melhorar. Analisar os fatos e procurar corrigir para a próxima vez, e fazer para que tenha uma próxima vez, pois muita gente também desiste de tentar outras vezes achando que aquilo não serve para ela. Quantas pessoas param de tentar por conta de não ter dado certo na primeira vez. Não devemos desistir, se acreditamos que aquilo faz parte de nossos objetivos. Ou como diria Raul, tente outra vez!
Não é por conta de um primeiro obstáculo que vamos deixar de fazer tudo aquilo que a gente deseja, ou não vai ser por conta de ter feito algo errado que não vamos corrigir e tentar novamente. Avaliar o que fizemos e tentar corrigir onde não deu certo, faz parte do aprendizado. E é aí que está a magia para se levantar e fazer novamente. Tentar outra vez. Fazer denovo, e denovo e novamente mais uma vez. Vai ser a prática e tentantiva repetidas vezes que iremos fazer com que possamos ultrapassar as nossas barreiras.
A prática, a insistência, constância, treinamento, repetição e o que mais houver de palavras para definir a nossa persistência em desejar algo até conseguir e não desistir tão facilmente. Isso tudo faz uma grande diferença que nos separa daqueles que não sentem mais esperança em conseguir algo.
É uma questão de ponto de vista. Se a gente encarar aquele desafio que falhamos como sendo algo maior do que a gente, que nos derrotou e que não há mais como reagir, então nós perdemos a batalha. Mas se você encarar aquele desafio como sendo um teste para nossa capacidade de resistir mais tempo, de ser resiliente, de ser persistente e tentar outra vez até conseguir, vamos mudar algo em nossa cabeça que nos dará força para prosseguir adiante.
O fato de encarar as coisas com a cabeça focada e acreditando que somos capazes, faz a maior diferença para se conseguir as vitórias que desejamos. A mente que acredita que iremos vencer, já significa que boa parte do caminho já foi percorrido. A mentalidade positiva de podemos ser maiores do que os nossos problemas, já enfraquece o inimigo e nos fortalece.
Pense em todos os problemas que você já passou. Depois que você superou todos eles, hoje você tem a noção de que aquele problema não era tão significante assim. Agora, nesse momento todos os problemas são enormes e nos causam um medo, um pavor, uma preocupação e isso é natural. A sua atitude de encarar isso que irá fazer a diferença no modo como você irá conduzir esse processo.
Não desista na primeira barreira. Siga em frente. Tente novamente. Se esforce e busque mais conhecimento e experiência para poder ultrapassar essa barreira. Assim como nos jogos de vídeo game, onde a cada fase vem um vilão maior ou mais forte e mais rápido. A constância e persistência em continuar tentando irá fazer com que você conquiste a sua vitória.
Enquanto houver vida, enquanto houver luz, enquanto houver energia para seguir adiante (ou mesmo se não houver, a gente pode buscar essa energia lá dentro de nós quando temos esse propósito em mente), enquanto houver esperança e sangue correndo nas veias, há forças para continuar. Procure lá no fundo, reestabeleça processos, avalie onde está errando e faça novamente com outra cabeça. Com a cabeça mais experiente e com mais conhecimentos e habilidades para poder ultrapassar aquele desafio.
Se reerguer exige uma força que devemos buscar em nosso interior para poder consquistar aquilo que queremos, mesmo depois de uma derrota, mas que essa mesma derrota serviu para ficarmos mais fortes e superar as barreiras. É a nossa evolução natural que nos faz crescer, nos fortalecer e evoluir para nos tornarmos pessoas melhores.
Ter a humildade para reconhecer os erros e recomeçar sem se importar com as críticas, vai fazer você ficar mais forte ainda para superar os obstáculos. Os problemas são grandes no momento presente, mas é aí que devemos nos esforçar, nos preparar para ficar mais fortes e maiores do que nossos problemas. Se tiver que estudar mais, se tiver que correr mais, se tiver que trabalhar mais, se tiver que treinar mais, ou se tiver que se dedicar mais com a cabeça voltada para o seu objetivo, esse fato por si só, já irá te trazer energia para poder fazer aquilo que a gente fica protelando em fazer.
O propósito, o sentido, a razão, o objetivo final, aquilo que você deseja tão intensamente que irá fazer com que crie forças para buscar o que quer da sua vida, vai te trazer o despertar para a sua vida e de outras pessoas de realizar o bem.
Numa pequena história que pode exemplificar tudo isso, uma pessoa que perdeu tudo que tinha, depois de ter falhado ao enfrentar um enorme desafio, voltou a fazer aquele trabalho manual que fazia no início de sua carreira, com humildade e dignidade, retomou o controle de sua vida, sem desistir de seus sonhos, e então foi agraciado com seu esforço e trabalho duro, se reerguendo novamente.
Quantas histórias como essas a gente não escuta por aí? Ou mesmo até para nós mesmos que passamos por isso, ou nossos pais, amigos, conhecidos e familiares não passaram por isso, e agora estão aí de cabeça erguida após uma derrota. Não vai ser uma derrota que irá nos parar. Não podemos desistir de continuar caminhando e acreditando. Não devemos parar de lutar. Enquanto houver vida, haverá maneiras para se reerguer!