Dar razão para as outras pessoas mesmo que você esteja certo, será que pode ser ruim para nós mesmos ao fato de nos prejudicar tanto? O que diz a regra para uma boa conduta com as pessoas é de que devemos sempre superar as expectativas das outras pessoas. Fazer mais. Ir além. Servir. Se doar mais para o próximo. Mas será mesmo que devemos fazer isso tudo?
Na maioria das vezes a gente acaba se frustrando com a atitude do outro por não ter correspondido com a nossa expectativa. A gente sempre espera um pouco mais e se decepciona depois na quase maioria dos casos. Se bem que nesse caso, o problema é nosso mesmo em colocar a expectativa muito alta no outro. A gente deve esperar um pouco menos daquilo que a gente deposita nas outras pessoas para não ficar na dependência do outro. Se preparar para não sofrer com uma frustração (geralmente não estamos preparados para isso).
Se privar de algumas coisas para favorecer a vontade do outro, soa como algo altruísta? Estamos sendo mais generosos ao anular as nossas necessidades para atender ao outro? Ou estamos nos privando de nossas vontades para atender os outros? Dependendo do ponto de vista e da situação, nem sempre vai ser uma atitude altruísta ou de egoísmo de nossa parte se não fizermos algo para alguém. Cabe uma análise com o uso de bom senso para definir o quanto estamos sendo altruístas ou egoístas. Em alguns momentos somos egoístas e em outros momentos somos altruístas.
Como dizem, a nossa liberdade vai até onde não invada a liberdade do outro. Mas como distinguir isso de uma maneira que não leve a pessoa pensar que esta certa por estar fazendo o que faz, por achar que não está invandindo a liberdade do outro e não percebe isso?
Como na parte dos relacionamentos onde a gente tem sempre a máxima de que alguém tem que ceder, será que temos realmente que ceder a todo instante? Se fizermos isso vamos acabar nos anulando e sofrendo com as consequências de nossas escolhas por ter que ceder tanto. Uma hora o copo transborda. Mas até onde vai a nossa tolerância? Suportamos demais ou de menos? Qual é o limite para isso? Acredito que cada um tem o seu próprio limite e que deve se conhecer bem para poder saber até onde vai esse limite.
Algumas pessoas podem suportar uma carga maior do que as outras. Outras pessoas não são tão tolerantes assim. E ainda dentro desse ponto, o que as pessoas fazem para poder suportar tanta carga? Como uma pessoa pode aguentar mais do que outras? Tudo vai de cada um enxergar a vida e saber conduzir as situações de uma maneira mais positiva. Claro que mesmo levando toda a carga, chega uma hora que fica difícil suportar, e aí devemos encontrar alguma válvula de escape para poder “descarregar” todo esse peso.
Seja com atividades físicas, com conversas entre amigos, num descanso ou em qualquer outro tipo que você sente que fica mais leve, é válido para poder recarregar as energias e poder suportar mais pesos. Não temos que ficar a todo momento dizendo “amém” para todos e colocar tudo em nossas costas, mas tudo aquilo que a gente poder suportar sem que nos prejudique, nos torna mais fortes. Estamos ganhando mais força e resiliência diante dos desafios da vida.
Estamos servindo aos nossos ideais e as outras pessoas. Fazendo aquilo que acreditamos ser correto de se fazer. A retribuição virá mais cedo ou mais tarde. Fazer o bem não importando para quem seja. Com isso estamos combatendo o mal de uma forma positiva. Vamos nos arrepender daquilo que deixamos de fazer e não por aquilo que fizemos. As vezes ficamos parados pensando em que deveríamos ter feito algo, ou deveria ter feito e não deixado passar a oportunidade de ajudar outros. Isso nos move e nos motiva para caminhar.
Necessitamos de ajuda, porém também podemos ajudar de alguma forma e com isso todos se apoiam e se fortalecem para trabalhar com o intuito de fazer desse mundo um lugar melhor. Existem tantas maldades por ai, tantos obstáculos que temos que enfrentar, tantos desafios a serem transponíveis, e por que não utilizar da outras pessoas para nos auxiliar em combater essa dificuldade?
Muitos já passaram por isso, ou até algo pior do que você está enfrentando. Pegue carona nessa viagem e aprenda com essas pessoas que te estedem a mão. Estamos aqui para nos auxiliar e crescer juntos. Se cada um fizer a sua parte, teremos feito o nosso melhor para transformar tudo isso. Se desejamos que as coisas mudem, necessitamos estar dispostos a querer fazer isso. Ajude.
Quando suportamos mais pesos em nossos ombros, somos mais fortes e passamos a motivar as outras pessoas a fazerem o mesmo. Com isso teremos uma enorme legião de pessoas dispostas a mudar esse mundo para melhor. As atitudes que iremos tomar depois que passarmos a ser mais solidários uns com os outros, serão mais fortes e terão mais sentido na vida, ao invés de estamos brigando, ofendendo, maltratando, reclamando ou fazendo tudo aquilo que faz mal. Você terá um significado para sua vida. Você irá saber que está fazendo algo maior. Saberá que está fazendo algo grandioso para as outras pessoas.
E quanto temos um sentido para as nossas vidas, tudo se torna mais fácil. Quando sabemos o que queremos, quando sabemos o que desejamos, quando temos um objetivo que vai além de nossas necessidades, tudo passa a ser maior. Pense nisso!