Um rei deu uma ordem certa vez, que fez uma revolução em toda uma nação. Ele ordenou que todas os meninos nascidos numa certa região com menos de 2 anos, deveriam ser sacrificados. Com a profecia de que nasceria um menino que se tornaria o rei, e temendo a essa profecia, então o rei solicitou que todas essas crianças fossem mortas. Mas existem coisas que são aceleradas, mesmo tomando atitudes que venham contra aquilo que você deseja. Ou seja, como diria o mestre Oogway do desenho Kung Fu Panda, as vezes encontramos nosso destino, através do caminho que tomamos para evitá-lo.
Imagine o temor que isso trouxe para uma grande parte dos pais que tiveram seus filhos mortos depois de uma palavra lançada pelo rei Herodes. Imagine muitas vozes de crianças sendo silenciadas pela atitude de medo de um rei que temia perder o seu posto.
Você irá receber uma palavra. Você irá receber instruções para viver a sua vida. Você irá receber uma palavra como ordens de seus pais, explicações de seus professores, orientações de superiores e muitas outras coisas. Você, assim como todas as outras pessoas, tem um propósito, uma missão que virá de uma palavra. Seja de seus pais, seja de professores e mestres, seja de pessoas estranhas ou até mesmo de Deus. Ouvirá o seu chamado através de uma palavra, onde você deve ficar atento para poder identificar esse momento.
Difícil saber quando isso acontece. Tão complicado quanto descobrir o nosso propósito, é saber o momento em que temos que identificar quando isso ocorre. Muitos já sentem logo cedo diante de uma atividade que reconheceram seu propósito. Outros demoraram até encontrar o seu verdadeiro dom, mas acabaram desvendando seu dom um pouco mais tarde, porém, antes tarde do que nunca, como diz o ditado. Mas muitos outros, ou a grande maioria não encontra o seu propósito e passa a vida vagando sem nem ao menos saber ao certo como fazer para trilhar o seu próprio caminho.
Como uma palavra pode mudar tudo? Como devemos fazer para poder identificar esse momento? Onde devemos estar para saber como ouvir essa palavra? Não se trata de uma coisa da qual temos convicção de que foi nesse ou naquele momento que aconteceu, mas uma coisa que temos que fazer, é nos concentrar para poder saber quando isso vai ocorrer. Não que seja necessariamente uma palavra, mas que uma ação, uma atitude, uma situação que vem junto com o dom daquilo que sempre esteve dentro de você e que nunca percebeu que estava ali.
E na verdade sempre esteve dentro de você mesmo. Contrariando o fato de que já nascemos com um destino estabelecido, nossos dons parecem ter nascidos juntos com a gente. Está lá dentro. A gente só precisa procurar para poder aplicá-lo a nossa vida. Quanto tempo passamos tentando buscar isso, onde muitos nem encontram ou não identificam seu propósito de vida.
Uma palavra pode mudar a vida de muita gente. Pode fazer coisas boas para alguns ou trazer coisas ruins para outras e vice-versa. A palavra pode fazer com que você encontre o seu lugar, ou ainda pode fazer você se distanciar do seu lugar. Essa palavra não quer dizer apenas um conjunto de letras formando algo simples, mas quero dizer a instrução que você irá receber no decorrer de sua vida, para poder encontrar o seu propósito de vida. Alguns irão receber o seu “chamado” através de uma voz externa, outros irão receber por mensagens psicografadas nas entrelinhas das situações, outros ainda escutarão seu coração dizendo ao bater mais forte diante de algo que a fez se sentir bem e se conectar com aquele momento.
Gosto da ideia de identificar esse fato quando percebemos que nosso coração bate mais forte diante de uma ocasião em que passamos e de alguma forma você entende que aquilo é o que deseja fazer. Gosto de ouvir as pessoas dizerem que foi nesse momento em que descobriram o que gostariam de fazer pelo resto de suas vidas. O momento exato da eudaimonia. Esse momento marca a pessoa que transforma aquilo no seu dom, ou no seu propósito de vida, que irá ajudar muitas outras pessoas. Pronto, mais uma pessoa que soube o que deseja da vida, e que vai se empenhar em fazer a sua parte deixando o seu legado para a humanidade.
Bom saber que mais uma pessoa entrou para o grupo seleto de pessoas que irão se completar e ter um sentido na vida. Exaltar as poucas pessoas que conseguiram isso, mesmo que esse número seja menor do que os que não encontraram seu propósito. Aquele lance do bem e do mal, onde o bem tem muito mais peso do que toda uma quantidade enorme de maldades, onde apenas uma atitude boa, já elimina todas as outras ruins.
Essa pessoa recebeu a sua palavra. Essa pessoa fez a sua parte e vai cumprir a sua missão de elevar muitas outras pessoas para um patamar que não imaginavam que chegariam. Essa pessoa irá fazer do seu trabalho ou ofício, uma atividade prazerosa, onde as segundas-feiras não serão consideradas o pior dia da semana, mas sim o melhor dia, pois irão fazer com toda a paixão de se estar gerando valor para as outras pessoas. A alegria de estar fazendo aquilo que a pessoa nasceu para fazer, vai contaminar outras pessoas a também buscarem seus propósitos.
O fato de você encontrar o seu propósito e de entregá-lo ao mundo, faz com que você se torne numa pessoa altruísta que irá compartilhar seus ensinamentos com outras pessoas. Você irá cumprir o seu destino e proporcionar que outras pessoas também façam o mesmo. Você vai estar fazendo a sua parte. A sua importante parte aqui na Terra que é de ajudar as outras pessoas. De servir às outras pessoas. De fazer algo engrandecedor à elas. E isso tudo é sensacional quando estamos nesse estágio.
Falo como se eu estivesse nesse patamar, e ainda não estou nele, mas sei que esse fato deve proporcionar exatamente isso que estou falando. Trazer o prazer e a satisfação de ajudar os outros é uma enorme benfeitoria que estamos fazendo a nós mesmos e para os outros. Dividir. Compartilhar. Agregar. Gerar valor. Ou como dizem por aí, dividir para somar. Quando a gente faz e entrega para o mundo, temos um retorno enorme daquilo que fazemos. Assim como a maioria das pessoas nos fala quando parabenizamos ou abençoamos alguém, e logo se escuta de volta: “Que Deus te dê em dobro!”
Uma imagem diz mais do que mil palavras, mas a palavra que você irá receber poder fazer você seguir por mais de mil caminhos diferentes à sua escolha. Uma infinidade de opções e possibilidades para você se decidir.