Honra! Uma palavra a muito tempo esquecida, e muito pouco usada nos dias atuais. Onde está a honra? Onde fica esse sentimento tão importante que nos torna pessoas nobres? Nossos pais nos passaram alguns princípios e valores que devemos levar para toda a vida, afinal são os exemplos deles que seguimos. E não importa se seus pais foram ausentes ou presentes, adotivos ou biológicos, parentes ou amigos, enfim, aquelas pessoas que cuidaram de você, tem a nossa gratidão por ter feito que fizeram por nós.
De uma forma ou de outra, e mesmo que nossos tutores não foram tão legais com nossa criação, acredito que ainda assim, aprendemos muitas coisas com eles, seja como para seguir os bons exemplos, ou para evitarmos de fazer o que eles faziam de uma maneira negativa com a gente, com os outros, ou por seus comportamentos prejudiciais.
A importância de termos em nossa mente todos os ensinamentos que nos passaram, nos faz ser gratos por todo esse aprendizado. Certa feita, ainda na fase primária da escola, eu li uma frase que ficou gravada em minha cabeça desde o momento em que eu li, que dizia o seguinte: “Jamais seremos suficientemente gratos aos nossos pais e mestres.” Isso ficou marcado em minha cabeça a ponto de usar essa frase novamente na formatura da minha graduação, onde fui incumbido de fazer uma menção aos pais, fazendo uma homenagem. Lembro de ter dito algo engraçado antes de dizer a frase, ou de alguma forma diferente ao me expressar que soltou risos dos presentes, mas que não me lembro ao certo o que foi que falei. Talvez uma engasgada, ou uma gracinha, ou ainda uma deslizada, sei lá. Não me lembro muito bem, mas houve uma “quebrada no clima” sério da colação de grau.
Um outro ponto importante de que me vem a mente quando penso nos meus pais, diz respeito aos 10 mandamentos do qual vem a mente o de honrar pai e mãe. Quando estava na idade de fazer a primeira comunhão, tínhamos que decorar os 10 mandamentos para responder nas provas. A cartilha que a gente recebia continha logo no início os mandamentos e estudava para poder ir bem na prova. Fiz a leitura de todos os mandamentos, mas ainda sem refletir muito a respeito de cada mandamento. Claro que eu lia os mandamentos e passava uma ligeira impressão ou interpretação imatura de cada um, mas os mandamentos mais simples para se entender, como “Não roubar” e “Não matar”, não havia dúvida, mas aos mandamentos como “Amar a Deus sob todas as coisas” ou “Guardar domingos e dias de festa”, era uma coisa um pouco mais complexa para se entender naquela época.
O fato é que eu li o mandamento a respeito de honrar pai e mãe, tinha uma noção de que deveríamos respeitar nossos pais, mas ainda não tinha a profundidade do mandamento em minha cabeça. Não tinha muita noção a respeito da palavra “honra”, onde anos mais tarde fui passar a entender o seu significado com mais ênfase quando passei a ficar um pouco mais maduro.
A palavra “honra” tem muito mais significado do que simplesmente respeitar nossos pais, ou honrar qualquer outra coisa. A honra diz respeito a dignidade e boa reputação seguindo os princípios fundamentais de uma boa conduta, incluindo respeito e suas ações coerentes perante à sociedade ou ao próximo. Então é algo um pouco mais profundo do que simplesmente respeitar os mais velhos. A honra é mesmo um sentimento e um princípio que devemos seguir para nos tornarmos pessoas melhores. E honrar pai e mãe, não é apenas ter respeito por eles, mas seguir seus bons conselhos, agir de uma maneira virtuosa, seguindo com nossos princípios de boa conduta, bom senso, moral e ética em nossas ações, que foram transmitidos por eles. Ou melhor dizendo, fazer aquilo que aprendemos com nossos pais, respeitando os valores e agindo bem perante os outros.
Muitos tem conceitos diferentes de vida e uma conduta diferente para cada indivíduo, onde cada um tem sua forma de pensar, fazendo com que o que é certo para um, pode não ser certo para outro, mas aqui já entra uma outra discussão. Talvez o importante seja o respeito aos pensamentos e formas de pensar de cada um, e desde que não interfira de forma prejudicial para qualquer pessoa.
Independente do significado da palavra, independente do que você imagine ser honra, ou ainda, independente se você tem uma forma diferente de pensar, acredito que caiba aqui o respeito à opinião dos demais, e que cada um tenha a sua perspectiva com relação à honra.
Honrar meu pai e minha mãe, diz respeito a manter a conduta ética deles, e a reputação deles, melhorando ou aperfeiçoando suas atitudes a ponto de outras pessoas identificarem que esse ou aquele sujeito é filho de fulano ou ciclano. Sendo lembrados pelos pais que tivemos. Sendo classificados pela família de onde viemos. Tendo orgulho de nossa origem e nossas raízes. Pode haver o lance de termos bons pais, e maus filhos, e o contrário também pode acontecer, mas que ainda assim, devemos nosso respeito e honra aos nossos pais que nos colocaram nesse mundo. Que cuidaram da gente quando ainda não tínhamos condições de nos virar sozinhos. Que fizeram de tudo para nos proporcionar todo conforto e segurança. Aos pais que se esforçam para fazer com que a família se fortifique, ao fazer com que a família tenha condições de evoluir e ao fazer com que seus membros cresçam e aprendam de maneira honesta, sem querer “passar a perna” nas outras pessoas.
Acredito que há aqui uma série de princípios e valores que devemos seguir pela orientação de nossos pais, e que isso seja de muita importância para poder repassar para nossos filhos através de nossos exemplos e de como se comportar diante de diversas situações. Talvez por conta disso seja fundamental nos observarmos para replicar essas boas atitudes adiante. Vejo tantos maus exemplos sendo feitos por muitos pais por aí, que tenho receio do que virá no futuro com essas crianças “tomando” os nossos lugares. Como será? Espero que bem. Torço para que seja assim, mas que exista uma reflexão de todos nós como pais, para que possamos ensiná-los os valores e princípios, dos quais a honra esteja inserida neste contexto.
De acordo com a lei da semeadura, de que tudo que se planta se colhe, acredito que ao plantarmos bons comportamentos e honra, estaremos colhendo lá na frente respeito e glória respectivamente. Glória, ou fama que a gente adquire por feitos heroicos, grandes obras ou por suas extraordinárias qualidades, conforme define o dicionário. Depois de plantar honra, iremos colher a glória.