Já dizia um antigo slogan de uma marca de pneus, que se não houver controle, de nada adianta ter potência. E isso é realmente verdade. Potência não é nada sem controle. De que adianta ter potência e não ter controle para poder direcionar o seu caminho. Um esforço muito grande na direção errada, pode fazer você ir muito longe de seu objetivo final.
Isso parece acontecer com muita gente por aí. Estamos quase sempre nos esforçando em coisas erradas. Na maioria das vezes estamos gastando a nossa energia em algo de que não é o nosso verdadeiro propósito de vida, onde a gente perde tempo com isso e se mantém infeliz por conta de não estar realizando algo maior. E seguimos adiante assim mesmo, sem nem ao menos saber se é o caminho certo. Quando nos damos conta, já estamos bem longe, ou cansados, ou desmotivados e frustrados com a energia desperdiçada por estar seguindo numa direção contrária.
Então como devemos fazer para poder adquirir esse controle? Qual a maneira de ter o controle de nossas vidas? Como tomar as rédeas da situação? Não se trata de algo fácil. Dificilmente temos o controle de nossos desejos. É muito complicado seguir a vida com esse turbilhão de informações e coisas acontecendo a todo momento, onde estamos sempre querendo estar presentes, saber de tudo um pouco, estar por dentro das novidades, saber o que acontece, participar de festas e eventos, estar por dentro de tudo e deixar de lado as coisas importantes. Depois de tudo isso, a gente diz que estamos cansados e exaustos para fazer qualquer coisa, inclusive para servir ao nosso propósito.
É claro que merecemos um descanso e recarregar as energias. Desejamos ficar sem fazer nada, pois afinal, a semana foi cansativa por ter que trabalhar, levar os filhos na escola, cuidar de nossos pais, ir ao médico, levar o carro no mecânico, fazer as compras do mês no mercado, levar o cachorro pra passear e fazer mais um monte de coisas que nos privam de nossos prazeres. Mas e quanto ao nosso projeto de vida? Quando iremos iniciar ou continuar a fazer aquilo pelo qual fomos designados?
A energia parece se esvair quando estamos fazendo todas essas atividades, mas parece que essa energia retorna quando estamos focados em realizar o bem comum. Algo misterioso acontece quando estamos trabalhando em nosso propósito. Parece que não nos cansamos. Pelo contrário, pois parece que estamos recebendo mais energia ainda.
Embora possamos restaurar essa energia, ela acaba muito rápido com todo tipo de negatividade como as brigas e desavenças no trabalho, os desentendimentos em casa com os conjuges, com as crianças, os vizinhos, nossos familiares, etc. Estamos nos desgastando com todas essas sitações. Damos o nosso melhor e o máximo no trabalho que não fomos designados a realizar. Com isso vamos trilhando um caminho cada vez mais longe de nossos objetivos de vida, pensando que estamos no rumo certo. Mas será que estamos no sentido correto?
Empregar energia numa atividade que não tem sentido, é um desperdício de energia. Muitas pessoas fazem algo do tipo de sair fazendo sem nem ao menos pensar no que é preciso para realizar aquela atividade. Realizando tarefas sem um planejamento, sem clareza e sem saber onde quer chegar. Quando nos damos conta, fizemos muito, fizemos até coisas demais, mas no sentido contrário, sem controle.
Tivemos muita força e energia direcionada naquele propósito que no fim das contas nem era o nosso verdadeiro propósito de vida. Não é que o despêndio de energia foi totalmente em vão. Também podemos tirar proveito daquilo que nos esforçamos a fazer para utilizar no nosso real sentido da vida como experiências que acumulamos e que servirão de algum modo para auxiliar chegar em seu objetivo. De certo modo, não foi uma total perda de tempo e nem se tornou algo em vão, apenas houve um pequeno desvio no caminho que pode ser retomado. Basta remir o tempo no sentido certo.
Tudo que passamos na vida, se transforma na nossa experiência de vida por ter experimentando tantos caminhos diferentes, que irão trazer bagagem quando encontrarmos o nosso verdadeiro caminho. É verdade que muitos não encontrarão seus caminhos. Muitos irão morrer na praia. Outros tantos nem irão tentar. Mas alguns conseguirão chegar aos seus objetivos tendo muito sucesso na vida e despertando o desejo nas outras pessoas. Servindo de modelo para outros fazerem o mesmo. Motivar e servir de exemplo para essas pessoas que desejam fazer algo maior em suas vidas.
Buscar o nosso controle emocional é muito importante para poder alcançar os nossos objetivos. No decorrer da vida vamos passar e enfrentar muitas coisas pelas quais seremos testados em tomar o controle da situação. Vamos precisar saber ter controle daquilo que a gente fala para não prejudicar nossa evolução. Ter controle de nossas emoções como a raiva para não “estourar” com as pessoas e se arrepender de ter feito algo que não devia. Controlar a ansiedade para não se precipitar diante de algumas decisões que iremos tomar, também fazem parte desse movimento.
Teremos que nos esforçar a nos controlar para poder ter sucesso em nossos projetos de vida. A paciência, resiliência, gratidão, compreensão e respeito são virtudes que devem nos acompanhar nessa jornada para realizar nossas atividades com o intuito de nos melhorar e querer melhorar o outro também com nossos exemplos e atitudes.