Imagine que a sua história tivesse sido apagada da mente de todas as outras pessoas que te cercam. Pense nas pessoas que foram agraciadas com a alegria do seu sorriso. Reflita a respeito de todo o bem que você fez para todos ao seu redor. As alegrias. As emoções. Até as tristezas. Todas as frustrações e preocupações. Tudo aquilo que você viveu intensamente com as pessoas. Uma vida inteira de muitos acontecimentos que influenciaram a vida de muitas pessoas. Já imaginou?

Pois é, então. Pense por um minuto e imagina se você não tivesse existido, pode pensar no impacto de que sua vida poderia causar no mundo? Já pensou nisso? Se viesse alguém do futuro e tivesse feito com que você tenha passado por toda a sua vida, mas que depois, essa mesma pessoa voltou lá atrás e te impediu de nascer. E que depois você foi acompanhando todos os fatos que ocorreram sem você lá. Imagine!

Talvez sua falta não tivesse havido feito impacto algum na humanidade, e que sua falta não causou uma grande perda para o mundo. Pode ser que não tivesse acontecido nada com a sua ausência. O mundo continuou sendo como sempre foi. Pode ser ainda que sua ausência tivesse feito um buraco imenso no mundo de todas as pessoas, gerando uma perda lastimável que modificou muita coisa. Quem sabe? Não temos ideia nenhuma disso.

Na hipótese de que você tivesse faltado, podemos concluir que nada se alterou significativamente no mundo. Nada mudou. O mundo continuou seguindo com ou sem a sua ausência. Aquilo que você estava predestinado a fazer, pode ser que tenha demorado um pouco mais, mas que outra pessoa acabou fazendo em seu lugar. E o mundo foi seguindo assim, aos trancos e barrancos com as adaptações que a natureza pode fazer pela falta daqueles que não estavam presentes. Ou da obra divina de Deus em substituir peças que faltaram naquela última hora. O mundo seguiu adiante e foi em frente assim mesmo.

Gosto de pensar que seria uma falta muito grande para a humanidade, não ter contado com a sua presença, se você não tivesse existido. Muitas pessoas iriam ter mais dificuldades, pois você não estaria lá para ajudar a solucionar o problema. Muitos outros não teriam tido o prazer de uma boa conversa com você ao final de uma tarde no banquinho de uma praça ou na roda de amigos no bar. Outros tantos seriam desprovidos do poder que você colocou neles para poder continuar seguindo em frente em busca de seus sonhos, seja com a sua força motivacional ou pela sua crítica inconsciente.

Eles sentiriam muito a sua falta. Faria muita falta para aqueles que viram em você uma inspiração tão marcante que passou em suas vidas deixando um legado lindo de aprendizagem.

Sua presença importa para muitas pessoas, seja para sua família, amigos e pessoas mais próximas pelas quais você ajudou. Você seria substituído por qualquer outra pessoa. Deus logo colocaria uma outra pessoa para suprir a sua ausência, e a natureza também trabalharia de modo que sua história fosse escrita por outras pessoas. O mundo continua girando. A vida continua passando. As acontecimentos continuam ocorrendo independente de você existir ou não. E isso não quer dizer que não significa que você é totalmente irrelevante para o mundo. Sua presença é essencial, mas se caso você não estiver, haverá outros em seu lugar. Mas que a sua ausência naquele momento e naquele lugar que você deveria estar, teria sido muito mais plena se pudessemos contar com sua participação.

Se você não estivesse aqui, não teria passado pelos momentos bons que vivenciou. Se você não estivesse aqui, não teria feito a diferença naquelas situações em que foi peça chave para aquele momento. Se não houvesse passado por nós, não teríamos como saber de que maneira poderíamos resolver aquele problema. A viagem teria sido ruim sem você por perto. Mesmo sem você, tudo aquilo aconteceria, mas teria uma outra forma. Mais fácil ou mais difícil, quem poderá saber dizer ao certo. Mas ainda bem que você esteve presente naquele momento nos mostrando o caminho. Nos indicando o nosso papel na vida das outras pessoas.

De uma forma ou de outra, logo nós também iremos partir, e ainda assim deixaremos a nossa marca e faremos nossa parte. Vai chegar um dia que nós deixaremos lugar para as próximas gerações. Vai chegar o momento de dizer que cumprimos com a nossa missão, de que concluímos o nosso propósito de vida e que daremos lugar ao novo. É diferente de pensar que você, que já faz parte da história, não existe mais. Deixou de existir, mesmo sabendo que você passou por aqui. Fica difícil de imaginar as pessoas importantes das nossas vidas sumirem do nada, como se não significasse nada, como se não tivesse acontecido nada. Diferente de a gente imaginar que não apareceu aquela pessoa que faria diferença na sua vida, nem existiu e nem vai existir, quando na realidade nem chegou a aparecer por aqui. Quando a pessoa passou e deixou de existir, já é muito mais fácil de saber se fez algo para sua vida.

Um pensamento complexo. Sabemos que existimos, e que as outras pessoas também existem. Sabemos que iremos partir e que os outros também não estarão mais aqui. Mas pensar em alguém que deixou de existir, que fez algo significativo para você, pode gerar um “branco” de que foi apagado de nossa memória como a luz da caneta dos “Homens de Preto (MIB)”, mas essa pessoa que deixou de existir para os outros, e que ainda permanece aqui entre nós sabendo que fez um grande bem para muitos, sem ser reconhecido por ninguém, talvez se torne um anjo na terra, assim como muitos outros que cumprem muito bem esse papel. Talvez esse seja o destino dessas pessoas que se tornaram anjos e receberam suas asas para nos proteger diante dos obstáculos da vida.

Não sabemos para onde iremos logo depois de deixarmos esse mundo. Como vai ser, ou o que irá acontecer? Temos uma ideia. Imaginamos coisas maravilhosas. Que a dor irá cessar. Que tudo será lindo. Que nosso lugar vai estar reservado. Gostamos de imaginar dessa maneira. E se não for assim? E se uma pessoa estiver ao nosso lado explicando tudo que aconteceu na terra e fazendo nos perceber todos os nossos erros e fatos irrelevantes que demos tamanha importância a ponto de aberviar as nossas vidas, sendo que não precisávamos ter agido daquela maneira? Será que teria sido diferente?

Pode ser que sua vida irá passar num telão gigantesco ao ser assistido por todos, ou apenas você e mais alguém que vai estar te explicando tudo. Não sabemos bem ao certo. Mas imagine esse filme passando sem a sua presença nele. Você como protagonista desse filme, e sem sua presença. Todos dariam sua falta nesse rolo de fita cinematográfica tão importante com esse “buraco” da sua ausência. Pense nisso. Pense e faça a diferença a partir de agora, fazendo o bem, pois logo mais você irá assistir todo esse filme novamente, e que seria legal você se orgulhar de tudo aquilo que fez de bem para as outras pessoas. Sendo protagonista do seu filme de vida. Sendo protagonista da sua história. Você sendo você mesmo, no lugar que deveria estar auxiliando os outros. Seja o protagonista da sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *