Uma pessoa moderada e discreta é aquela que não chama a atenção em sua aparência e nas ações que executa, conforme as definições da internet. Ser discreto soa como algo misterioso, escondido, e fazer sem dar muito na vista. Agir de maneira discreta até demonstra uma certa seriedade em alguns casos, mas também desperta medo, vergonha ou o fato de estar fazendo alguma coisa errada.
O discreto que não quer aparecer e se destacar diante dos demais, seja por vergonha ou por não querer demonstrar suas ações, ou por qualquer outro motivo, se isola e prefere fazer tudo nas sombras sem querer mostrar o que fez. Aquela pessoa que não deseja ser descoberta e mostrar a cara por algum motivo, ou por levar muito a sério o ditado de que prego que se destaca, leva martelada. Mas aquele que se destaca, apesar de levar marteladas, sabe conduzir isso perfeitamente.
Fazer suas atividades de uma maneira sem dar muita repercussão é muito legal para poder se destacar sem chamar muita atenção. Muitas atividades podem ser executadas de uma forma mais discreta, enquanto outras atividades, como no seu trabalho, por exemplo, podem ser destaque para poder te promover. Se bem que prefiro, ainda sim, o lance de realizar suas tarefas sem ficar aparecendo que foi você quem fez.
O relatório que você fez e enviou para seu patrão, a inovação que você fez ao automatizar algum processo, a organização da sala de reunião para as próximas pessoas usarem, o café feito com carinho e dedicação, tudo isso pode ser feito sem ter que ficar exaltando que foi você quem fez. Parece trazer muito mais resultado executar essas tarefas com discrição ou até dizer de uma forma sutil, ou indireta, que foi a outra pessoa que fez. Sim. Aquela pessoa que estava com você. Que te ajudou pelo menos um pouco. Soa mais digno você ressaltar a outra pessoa dizendo que o mérito é dela, mesmo sendo você quem fez grande parte do processo.
Dar crédito ao outro, elogiar seu comportamento, exaltar sua atuação mesmo que não tenha sido tão eficiente, pode fazer com que a pessoa queira fazer isso em outros lugares, se essa pessoa tiver boa índole. Parece meio contrassenso fazer isso, mas quando falamos do outro, quando mencionamos a outra pessoa e quando damos o reconhecimento para o outro pela atividade realizada, demonstra humildade e caráter por dispensar os louros da fama.
O atleta que agradece e reconhece o trabalho de seu técnico, dizendo que ele é o responsável pelo seu empenho. Ou o reconhecimento de um aluno que se saiu bem na prova por ter um professor ótimo que o ensinou. O pai que ajudou o filho a ser mais responsável. A mãe que ensinou o filho a se tornar mais simpático com as pessoas. A parcela de responsabilidade depositada na pessoa que nos fez perceber e enxergar que somos capazes de fazer qualquer coisa. Toda honra e glória para o outro que fez o trabalho sem ser notado ou desejar fortemente esse mérito.
Todas essas pessoas se engrandecem quando elas mesmas dão toda honra para o outro que os fizeram assim. Claro que existe o mérito pela pessoa se esforçar e ter se empenhado a fazer e treinar muito para conquistar aquilo, e que o seu reconhecimento pela ajuda obtida, pode ser maior do que sua conquista. Ser grato pelo bem que o outro fez na sua vida, faz com que a vida do outro também seja boa, que ele também possa fazer aquilo na vida de outros, que se motive ainda mais por ter visto que deu certo realizar aquela tarefa em alguém, e que pode ser feito por muitas outras pessoas.
Formar uma rede de pessoas que são gratas as outras pela ajuda recebida, faz com que isso aumente numa reação em cadeia que vai trazer bons fluídos e boas vibrações para todas as pessoas envolvidas. Elevar o outro, pelo seu mérito e empenho em ajudar, pode fazer com que muito mais pessoas busquem querer melhorar de vida. Um efeito dominó de propagar o bem para as pessoas ao seu redor.
Não precisamos ficar se exaltando ou se mostrando como os melhores. Deixem que as outras pessoas digam que você foi o melhor. E diga você que o outro foi o melhor. Passe adiante. Isso vai fazer com que o ambiente em que você está seja muito mais leve e tranquilo. Tudo vai passar a funcionar muito bem.
Claro que em certos casos vão existir pessoas que irão tirar proveito disso e até deixar de repetir essa atitude, não passando adiante a mensagem, ficando ela mesma com a glória daquilo. Mas que isso não dura muito. Logo ela fica sem essa “falsa glória”, acaba se mostrando como uma pessoa que aproveita de oportunidades e não cresce por deixar de tomar essa atitude com os outros. O fato de você fazer isso com as pessoas vai demonstrar um pouco mais sobre quem é você realmente. Você vai passar a conhecer melhor essa pessoa especial que é, quando enaltecer e dar poder aos outros.
Se ela for uma pessoa de bons costumes, ela vai passar isso adiante dizendo que não foi ela que merecia aquele mérito e sim os outros. Se a pessoa não tiver uma boa índole, provavelmente ficará quieta ao receber o mérito e não passará isso adiante. E isso diz muito a respeito das pessoas pela qual estamos lidando. Assim conhecemos melhor a pessoa.
Existem as pessoas que tem um certo medo ou receio e até vergonha de receber elogios e não saber lidar muito bem com isso. E pode ser que ela não saiba como retransmitir isso, e que logo saberemos identificar essas pessoas que podem modelar os nossos comportamentos para então fazer dessa maneira. Vamos sentir quando a pessoa não fez isso por conta de alguma trava que ela tenha. Que se mostrou interessada em retransmitir essa mensagem, e que teve um bloqueio no momento. E isso também diz muito a respeito de seu caráter.
Engrandecer o outro. Elogiar em público e repreender no privado, é outra grande lição que devemos aprender dos ensinamentos bíblicos, que nos fazem crescer e evoluir. Reconhecer o trabalho dos outros como uma equipe que se deu bem em certas atividades, dar o crédito e todo o reconhecimento para as pessoas que ajudaram de alguma forma, enaltece todas as pessoas daquele convívio. E isso é repassado para os outros ao redor. Reconheça o valor que cada pessoa tem exaltando suas qualidades para continuar exercendo aquilo que a pessoa tem de melhor. Isso muda o mundo!
Em um evento recente de empreendedores que participei, pude notar que muitas pessoas têm uma certa postura de criar esse ambiente em seus negócios e isso é muito importante para manter as pessoas motivadas, com um clima legal e descontraído para poder trabalhar de uma forma mais leve, deixando todos mais dispostos a trabalhar e dar o seu melhor. E quando nos deparamos com pessoas que fazem o seu trabalho da melhor maneira possível, notamos a paixão, a leveza e a segurança daqueles que amam o que fazem por estar servindo aos outros. Isso realmente muda o mundo!