Uma coisa que me veio a mente agora, é o fato de que o sentimento real que temos diante de tudo aquilo que nos faz pensar no que é tradicional, correto e verdadeiro, é a beleza que toda uma vida de sacrifícios nos traz ao ter em nosso redor, as pequenas (que se transformam em enormes) compensações divinas. A dificuldade que enfrentamos em fazer tudo aquilo que é certo ao criar nossos filhos com carinho, respeito e atenção, ou a complexidade de um trabalho, ou ainda o esforço empregado em estudar, emagrecer, lutar contra os vícios e mais uma outra infinidade de sacrifícios, são todos fatos que realmente nos fazem crescer.

De que adianta uma vida de “sombra e água fresca” sem fazer absolutamente nada para se desenvolver? Do que vale uma vida fácil onde temos tudo muito ao alcance de nossas mãos? O que adianta a gente ficar parado esperando as coisas virem até nós de mão beijada, sem sacrifícios, sem esforços, sem trabalho, sem nada que possa nos fazer evoluir?

Cada vez mais penso que o “barato” da vida é realmente o nosso esforço. É a jornada pela qual enfrentamos e suamos a camisa para ter. Fazer a nossa parte. Desenvolver o nosso intelecto. Cuidar de tudo. Se dedicar. Ter disciplina. Ter empenho e dedicação. Fazer tudo aquilo que nos “dá trabalho” para realizar. Afinal de contas, isso que nos dá trabalho, que nos fortifica e nos fortalece.

Ler dá trabalho. Estudar dá trabalho. Treinar dá trabalho. Emagrecer dá trabalho. Cuidar dos filhos, do marido, da casa, dos pais, dá muito trabalho. Trabalhar dá trabalho. Tudo que é difícil e exige de nós, que faz com que a gente se canse, dá muito trabalho. Na verdade a vida dá trabalho e tem que dar mesmo, pois afinal, tudo que vale a pena, dá trabalho.

Todas as coisas que são difíceis, ninguém deseja para si. Ninguém quer se esforçar para ter as coisas. É muito mais fácil receber sem nenhum esforço. Esperar chegar até a gente. Receber as esmolas. Receber a doação. Esperar receber o processo pronto. Claro que estamos aqui para trabalhar e simplificar nossas vidas e a vida de muitos outros. Enfrentamos momentos complexos e dificeis, por conta disso que estamos sempre com inovações para poder facilitar e solucionar os problemas. Fazer atividades que simplifiquem a vida das outras pessoas. Está ai uma boa fórmula para o sucesso na vida empreendedora. A cada dia virão mais soluções e a cada dia também virão mais problemas. E assim que devemos nos empenhar para poder solucionar os problemas com nossa dedicação para então seguir para o próximo passo. Ele nunca acaba. Sempre haverá um problema novo em busca de uma solução que cabe a nós querermos nos esforçar para resolver.

Com isso, por ter uma vida pautada nas dificuldades que nos farão ser maiores, que existem as pequenas compensações divinas. Contemplar a natureza. Aproveitar o dia. Sorrir. Ser gentil e generoso com as outras pessoas. Abrigar, acolher, respeitar. Em cada pequena atitude dessas, recebemos as recompensas divinas ao ver o sorriso de um bebê, ao assitir o desbrochar de uma flor, ao ver o nascimento de um filhote, ao receber o cair da chuva que molha e abençoa, e a tudo que a natureza nos reserva para demonstrar sua beleza e nos presentear com sua perfeição compensando os momentos de dureza.

Tudo que vale a pena em nossas vidas, dá trabalho. Realmente dá muito trabalho. E não há mal nenhum nisso, se você tiver a percepção de que isso faz parte do nosso processo de aprendizagem. Vai ser nos momentos difícies que vamos aprender. Nos momentos complicados de nossas vidas que iremos desenvolver nosso potencial de evoluir.

Não é facil se dedicar a uma vida inteira de trabalho e esforço, mas que se torna gratificante quando realizamos nossos objetivos. Todas as outras coisas que são mais fácies de se fazer, não agregam valor para nosso crescimento. Existe o caminho mais fácil para se obter as coisas, mas será que vale a pena? Será que vale a pena colocar a responsabilidade nas outras pessoas, ou de colocar a culpa no governo, no seu chefe, nos seus pais por não ter conseguido fazer algo? Não faz muito sentido.

Uma mudança de mentalidade pode transformar tudo. Com a experiência que tive com toda essa mudança que implantei na minha vida, a simples ideia de ficar deitado no sofá para assistir um filme, me deixa com um certo sentimento de culpa por não estar fazendo algo muito mais produtivo como ler um livro, ou estudar um idioma, ou ainda de acompanhar vídeos de meus mentores para buscar me desenvolver mais. Todas atividades que dão trabalho.

O sacrifício e o esforço empregado nas atividades que nos trarão resultados, irão dignificar-nos como pessoas focadas nas virtudes e nas boas condutas. A força que isso gera em nós traz um sentimento de estar realizando o bem comum para todas as pessoas que se beneficiam desse fato. Uma onda que propaga as sensações de melhorar o mundo com as nossas atitudes e exemplos.

Uma vida embasada nas virtudes que executamos, vai fazer com que mais pessoas também adotem a mesma postura para beneficiar as pessoas, servindo-as e a nos dignificar como homens de bem. Pense nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *