A frustração é algo em que vamos ter que lidar a todo o tempo. Não há como a gente seguir adiante se não ocorrer algum tipo de frustração em nossas vidas. Vamos nos decepcionar com as pessoas, vamos enfrentar problemas no caminho, vamos falhar em muitos projetos e vamos quebrar a cara tantas outras vezes. E tudo isso faz parte do nosso processo de aprendizagem. Com isso que iremos crescer.

O que ocorre é que muitos tem dificuldades em lidar com as frustrações da vida. Estamos a todo tempo intensificando os problemas. Tudo que acontece, por mais simples que seja, transformamos aquilo no apocalipse, de que esse é o pior obstáculo que estamos enfrentando, que nossos problemas são os maiores de todos. É algo realmente desproporcional o modo como estamos enaltecendo os problemas. Tudo vira um negócio monstruoso ao desenhar em nossas mentes uma gravidade enorme daquilo que estamos passando.

Os problemas se parecem muito maiores do que a gente imagina. Fazemos dele algo maior que veio para nos destruir, quando na verdade, ele veio para nos fortalecer. E como diria a canção: “… amanheceu mais uma vez, é hora de acordar para vencer…“, e com isso vamos iniciar uma nova batalha todos os dias para vencer as nossas frustrações e principalmente não desistir de nossos sonhos. Continuar mesmo que dê errado. E tentar de novo. E mais uma vez. E outra vez. Até chegar o momento em que conseguirmos realizar os nossos sonhos. Todos os dias se inicia uma nova batalha.

O incomodo é de como saber lidar com a frustração. Encaramos a frustração como algo ruim e negativo. Como se fosse a pior de todas as coisas, assim como todas as dores que passamos. Dificilmente olhamos pelo lado bom de tudo aquilo que nos faz mal para levarmos isso como um real aprendizado e fortalecimento de nossas raízes para construção de nosso caráter.

A maioria das atividades que vamos executar, vão ser difíceis de realizar na primeira vez, sendo quase certo de que vamos nos frustrar e que isso vai nos trazer a força e o aprendizado para poder melhorar na próxima vez. Não vai ser logo de primeira que vamos fazer as coisas e não iremos nos frustrar. O lance é saber encarar essas frustrações e poder reverter o modo como damos significado para elas.

Há um grande aprendizado nas frustrações que vivenciamos. Elas nos mostram onde erramos para poder tentar novamente de uma forma diferente e criar a nossa resiliência em insistir com nossos ideais e objetivos. Essa frustração nos serve como professores de nossas vidas para continuarmos seguindo em frente. Continuar fazendo. Continuar tentando. Estarmos em constante movimento realizando todos os dias as atividades que nos levarão a atingir nossas metas.

Portanto, devemos continuar insistindo. A frustração não deve nos parar. Uma boa refletida a respeito do assunto e encarar de forma mais leve, pode fazer com que a frustração seja nossa aliada na correção de nossas rotas no sentido de nossos objetivos de vencer na vida. Uma análise madura e positiva da situação, faz uma enorme diferença na hora de agir da próxima vez.

Nos frustramos com nosso trabalho por não ter entregue da melhor forma, então vamos analisar onde erramos para poder refazer de uma maneira melhor. Deixamos a desejar por conta de nossos comportamentos negativos diante de uma situação, e que podemos melhorar da próxima vez. Erramos em ter dito algo que feriu alguém próximo de nós, então que tenhamos a consciência de refletir sobre o assunto e melhorar no tratamento com as pessoas.

A vida é uma constante mudança. Estamos o tempo todo agindo de forma a atender nossos desejos e solicitações, seja por um incômodo ou por qualquer outra coisa que nos motive a mudar. Vamos errar na maior parte do tempo, e que podemos aprender com isso. Não significa que errar seja uma coisa ruim, muito pelo contrário. Nossas frustrações se transformarão em ações corretivas das próximas vezes que atuarmos.

Saber lidar com a frustração é essencial para poder evoluir. Não deixar que uma desilução ou uma chateação tome conta de você por ter feito algo errado por ainda não saber ou ter a experiência necessária para realizar. Ninguém acerta logo na primeira vez que faz algo. É preciso praticar. É preciso empenho e dedicação para fazer melhor. Temos a oportunidade de poder realizar novamente. Sempre haverá uma segunda chance para nos redimir e fazer corretamente. E diante disso criamos a nossa resiliência. Ficamos mais fortes. Vamos nos desafiando e criando a nossa resistência. Crie a sua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *