Que outra maneira há na vida para crescer, se você não passar pelo processo? De que outra forma você tem para evoluir na sua vida, se não enfrentar as dores e o sofrimento de se esforçar para fazer com que as coisas dêem certo? Não tem outro jeito de crescer se você não se dedicar aos seus objetivos. Uma vida de luta. Uma vida de esforços. Uma vida dedicada aos estudos, ao trabalho, à família, ao seu propósito e tudo mais. Vai ser isso que vai fazer você crescer. Sem atalhos. Sem cortar caminhos. Sem contar com a sorte. Sem ficar esperando.

Enfrentar a dor, ter disciplina e constância sempre para poder crescer. Essa é a receita básica para uma vida boa. O que faria com que a gente se realizasse, senão com a concretização dos nossos objetivos? Que outra maneira seria possível fazer com que o nosso esforço nos preparasse para enfrentar os desafios da vida nos dando mais experiência para encarar os próximos? Não há outra forma se não nos esforçarmos para isso. É aí que a mágica acontece. É aí que está a graça.

Existem certas coisas que são chatas. Algumas coisas que nos deixam desanimados ou sem energia. Muitas coisas nos fazem perder a paciência. Muitas pessoas estão realizando tarefas que não gostam de fazer. Estão em trabalhos que não queriam estar. Fazem coisas que não estão determinadas a fazer. Muitos estão descontentes com suas vidas. Eles se veem em situações ruins ao ter que enfrentar um trabalho que não gostam. Que estão num ambiente desagradável, onde existem pessoas que não gostam. Um clima pesado entre as pessoas que estão sempre querendo defender o seu território somente e os outros que se virem com seus problemas. Nem se parece com um time que está trabalhando em sinergia para o sucesso do local onde trabalham e das pessoas que estão junto, sem nem ao menos darem conta da missão da empresa ou do lugar em que vivem.

Isso não é raro de se ver por aí. Muitos comentam que não aguentam esperar chegar logo a sexta-feira, pela hora de chegar o final de semana, o feriadão, as férias ou até mesmo a possibilidade de abandonar aquele emprego chato para fazer algo de que se apaixonam em fazer. Vemos muito disso por aí.

Para aqueles que tem um propósito na vida, entendem que isso faz parte do processo pelo qual eles tem que passar para alcançar seus objetivos. Mas a pessoa que não tem um propósito, acaba se acomodando, ou reclamando da vida que leva por estar num lugar que não quer estar e que não faz nada para mudar esse cenário. Não estão dispostas a sair de sua zona de conforto. Por mais que seja ruim o emprego, elas tem uma certa segurança com benefícios que preferem manter, pois do contrário, em outro lugar pode ser pior. Ou mesmo se a pessoa deseja empreender, deve dar mais trabalho por ter que ficar mais tempo no negócio e ter que lidar com empregados como essa própria pessoa “reclamadora” que fica atrapalhando quem realmente deseja crescer. Os espinhos que a vida apresenta para nós a todo momento.

Existe um caminho mais fácil, mas que não tem crescimento. Um caminho fácil com poucas ou quase nenhuma possibilidade de evolução onde a acomodação se faz presente, a preguiça predomina, a falta de vontade prevalece, a inércia sufoca e que tudo isso depois será cobrado com os devidos “juros” numa fase em que será mais difícil de se superar quando não estiver tão bem preparado. Caminho fácil, vida difícil. Caminhos difíceis, vida mais fácil.

A borboleta só vira aquele animal lindo, depois de passar um tempo num casulo apertado e escuro. O diamante só toma forma depois de sofrer forte pressão a partir do magma do interior da terra. O vinho é feito depois que a uva é muito pisoteada para sua transformação. O azeite é feito depois da moagem e trituração da azeitona. E da mesma forma acontece com a gente. Para nos tornarmos pessoas melhores, vamos ter que passar pela escuridão e apertos dos casulos, pressões, pisadas, trituração e mais um monte de processos que irá nos deixar mais fortes. E com a ajuda do tempo, vamos ficando cada vez melhores, assim como o vinho que passou pelo processo doloroso de se tornar na bebida tão popular.

Todos desejam se tornar pessoas melhores, mais famosas, mais ricas, mais influentes e reconhecidas. Todos desejam ser alguém nessa vida, mas poucos querem enfrentar o processo que leva a transformação. Todos querem evitar a dor de ter que se esforçar, estudar, se dedicar, se empenhar, ler, trabalhar, se doar pelos outros, afinal isso tudo dá muito trabalho, e se pudermos evitar todo esse processo, melhor. As pessoas querem que num passe de mágica, tudo se transforme. Que a gente baixe um aplicativo em nosso cérebro e logo já temos o conhecimento necessário para atuar em determinado assunto, assim como no filme Matrix que já instala em segundos como manusear armas ou adquirir conhecimentos das artes marciais. Isso só acontece na ficção científica ou no seu celular, e não com a gente (pelo menos por enquanto).

Não tem outra forma de isso acontecer. Temos que passar pelo processo. Aprender, se dedicar, treinar, praticar todos os dias, revisar os processos, corrigir rotas até chegar no seu objetivo. Isso tudo faz parte. Isso nos deixa mais fortes, mas preparados, mais experientes. E quanto mais você treinar, mas preparado vai estar. E como diz meu mentor, a sorte é o encontro do preparo com a oportunidade. Quando chegar o momento certo, você será notado.

Quando chegar a hora, você vai ser reconhecido. Quanto mais você fizer, mais você será notado, até que te escolham para algo grandioso pelo qual você está designado a cumprir. Vai chegar o seu momento. Vai chegar a hora de acontecer. E quando isso ocorrer, você vai estar pronto. Você vai estar preparado. E vai ser nesse momento que você vai mostrar para todo mundo quem é você realmente. Você vai demonstrar para as pessoas o seu verdadeiro valor. Acredite e confie nisso. Você vai ser gigante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *