Eu tenho toda a força e todo o poder sob você. Conduzo a sua vida de acordo com a minha conveniência. Estou presente na vida de todos, mesmo que não se deem conta disso. Controlo tudo que acontece com vocês. Tenho meios e caminhos alternativos para saber o que você faz, com quem se relaciona e para onde vai. Sei da sua situação financeira, da sua carterinha de vacina, dos seus passeios, das suas idas ao médico, do seu controle cardiáco e até do que gosta de comer. Com minhas ferramentas posso saber onde você irá passar as férias, o que está comprando de presentes e quanto está consumindo de cerveja e perfumes. Sei que gosta de aproveitar oportunidades para utilizar as promoções, comprando coisas até desnecessárias que pouco usará. Sei de tudo isso. Rastreio toda a sua vida e tenho todas as suas informações. Muito prazer, sou o “Sistema”.

Parece um conto saído de alguma história de ficção científica, ou da história da manipulação da “Matrix” sob os indivíduos, mas se pararmos para pensar, isso não parece estar muito longe de acontecer realmente. Se bem que já está acontecendo na verdade.

Tudo está ligado. Tudo está online. Tudo está sendo monitorado. Os algorítimos estão trabalhando e descobrindo mais coisas a respeito de você do que possa imaginar. Suas mensagens, suas ligações, seus interesses, seus contatos, suas amizades, o que está procurando e tudo mais, está dentro dessa “rede”.

As opiniões dos outros a respeito de você e suas atitudes também estão na rede demonstrando quem você é, da forma como se relaciona, como pensa, em quem votou através de suas opiniões nas redes sociais, em que ideias defende, qual o seu time favorito, o que está comendo no almoço e até a cor da sua roupa íntima.

Até no momento em que você apenas fala que precisa comprar determinado produto, o sistema “escuta” você dizendo e passa a te mostrar esse produto no celular com os melhores preços do mercado numa simples olhada no celular ou computador, que passa a te mostrar o produto.

Enquanto estamos envoltos nessas distrações todas, o sistema vem trabalhando para saber mais a respeito de tudo e de todos para fazer as conexões e até realizar processos que possam ser mais convenientes para esse controle. Parece realmente uma grande “Matrix”, onde vivemos uma ilusão e que o mundo real é totalmente diferente, pesado, difícil e trabalhoso. Será que estamos vivendo uma ilusão, ou no mundo real existe mesmo algo como a “Matrix”? Pois o mundo em que vivemos já é muito difícil, trabalhoso e penoso para poder conseguir tudo aquilo que desejamos. E ainda assim, muitos se esforçam bastante e não conseguem alcançar seus objetivos, parecendo mostrar que o sucesso é apenas para alguns outros que se esforçam. Parece realmente um jogo de seleção de indivíduos predestinados a receber aquilo que desejam.

Seja com a burocracia do governo em gerar processos que poderiam ser mais fáceis de lidar, interferindo muito em todas as atividades que poderiam ser muito mais simples, deixando com que nós possamos cuidar de nós mesmos com muito mais carinho do que adotar um governo como nossa “mãe” para nos dizer o que fazer, dificultando todos os processos ao não incentivar uma liberdade econômica. Talvez o lema de se ensinar a pescar do que dar o peixe, se encaixe melhor nesse contexto. Não precisamos de um governo para nos controlar. Não precisamos de um sistema para nos manipular ou induzir a fazer aquilo que não desejamos. Também não devemos fazer tudo totalmente a nosso bel prazer ignorando as leis ou interferindo na liberdade dos outros. É necessário haver uma organização para poder manter a ordem das coisas, mas onde todos possam usufruir de suas liberdades e vontades com limites que não causem interferência direta no outro.

Está tudo sendo visto, monitorado, controlado e acabamos entrando nessa onda sendo levados sem nos dar conta disso, onde as distrações parecem nos deixar ocupados enquanto o sistema está trabalhando 24 horas por dia para adquirir mais informações das pessoas. Seria algo como a revolução das máquinas que entrariam num colapso e se revoltariam contra a raça humana para então nos exterminar? Mais uma vez, parece história de ficção científica, mas que não seria algo impossível de se acontecer. Quem sabe?

Mas o fato é que a gente tem todas as facilidades que o mundo digital nos proporciona e que podemos utilizar toda essa tecnologia tanto para o bem, como para o mal também. Sempre haverá pessoas mal intencionadas querendo levar vantagem em alguma coisa, utilizando a tecnologia para “hackear” processos para obter vantagens.

Soa como algo em que somente os poderosos estão no controle de tudo (ou alguma outra forma de vida superior), que nos controla e nos coloca em nossos caminhos desafios e obstáculos que nos testam a todo momento, onde sempre nos baseamos na Lei de Murphy, para não dizer que isso é apenas uma coincidência do acaso.

Será que estamos realmente sendo manipulados pelos poderosos? Que estamos vivendo numa realidade virtual, onde nossas mentes foram apagadas, permitindo manter na mente somente aquilo que é conveniente para os controladores? Não sabemos na realidade, mas muita coisa leva algumas pessoas a pensar dessa forma de modo a imaginar que estamos sendo vítimas de uma conspiração, ou que existe um projeto para exterminar toda a raça humana, permanecendo apenas aqueles que estão ligados a “Matrix”.

A nossa imaginação é realmente um solo fértil para criar todo o tipo de cenário em nossa mente a ponto de fazer coisas se tornarem reais. Cabe a cada um de nós tirar suas conclusões a respeito disso tudo. Se você acredita que estamos sim sendo monitorados e controlados por algo maior, você tem todo o direito de defender essa tese. Caso você não acredite em nada disso, também é a sua forma de enxergar tudo isso e fazer você o controle da sua própria vida. Das duas opções, fico com a segunda, que parece muito mais coerente e realista, mas sem deixar de pensar que a primeira também é uma possibilidade, mas sem deixar que isso nos amedronte a ponto de deixarmos de viver as nossas vidas.

De uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde saberemos da verdade. Independente de qualquer coisa, chegaremos a conhecer a verdadeira história. Sendo uma coisa ou outra a verdadeira, deveríamos poder aproveitar a nossa jornada indiferentemente da resposta mais concreta e tomar o controle de nossas vidas. Mesmo que seja uma conspiração e que estão nos fazendo acreditar que estamos no controle, mas ainda sim estaremos seguindo com nossas decisões de viver, curtir, aprender, aproveitar os momentos, sorrir, ajudar, se abraçar e mais uma inifidade de coisas das quais podemos experimentar e que nenhuma espécie de manipulador ou controlador vai poder dizer que aqueles não somos nós mesmos, que fizemos, que escolhemos ou que sentimos, quando na verdade fomos nós mesmos que vivenciamos aquilo.

Não importa a verdadeira resposta, quando fizermos nossas escolhas em seguir com nossos caminhos. Até mesmo para as obras de ficção científica, chega um momento que o homem ainda supera a máquina em muitos sentidos, de forma que as pessoas se unam e realizem a libertação desse controle, onde tudo termina bem depois. Chega um momento em que as pessoas retomam o poder e se juntam para formar um novo lugar onde todos possam viver em paz e prosperidade com seu próximo. Um mundo livre de ódio e de manipulações que criem uma história artificial, onde tudo acontece naturalmente com a sequencia do fluxo da natureza, como a correnteza de um rio.

Deixe fluir a correnteza que a natureza fará o seu trabalho. Deixe fluir para que nós possamos cumprir os nossos destinos. Deixa a vida acontecer de forma simples e objetiva como ela é realmente. E se beneficie das coisas boas que a vida pode te proporcionar sem ficar preocupado com algum tipo de teoria da conspiração ou que estamos sendo manipulados e controlados . A vida está aí acontecendo, correndo, girando, seguindo seu fluxo natural. Então aproveite isso! Deixe fluir!

Não temos certeza do que está acontecendo num outro “plano”, e nem sabemos ao certo se há um outro tipo de “sala de controle”, tudo isso vem de nossa imaginação que prospecta pensamentos que nos levam a pensar algo como “… e se isso fosse verdade?…”, ou “… e se realmente aquilo acontece?…” ou ainda “…de onde viemos e para onde vamos?…”, isso tudo está em nosso imaginário nos fazendo pensar, gerar duvidas, nos questinar, querer buscar respostas e refletir sob nossas ações. Uma história fantasiosa ou não, seguimos com as certezas que temos dentro de nossos corações daquilo que seja verdade ou mentira, e que independentemente disso, somos nós mesmos que criamos as nossas próprias histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *