O que esperar quando não se está esperando? Muitas surpresas acontecem quando a gente menos espera. Seja uma coisa boa, ou uma coisa ruim, tudo acaba vindo com ou sem a nossa espera. Suas atitudes de hoje refletem resultados que irão impactar o seu futuro. Toda ação tem uma reação. Aquilo que você plantar você irá colher, sendo bom ou ruim, a recompensa vem.
Nas mais diferentes áreas de nossa vida, o resultado chega, como na saúde, no trabalho, nos estudos, no seu desempenho profissional, nas suas finanças, na vida pessoal e em sociedade, enfim, em todas as áreas. Se passar a comer demasiadamente, virá o resultado. Se gastar demais no cartão de crédito, a fatura chega bem caprichada. Se não praticar esportes, o cansaço físico vem tomando conta de você te deixando com mais preguiça. Se deixar de dormir bem, não vai restaurar suas energias e terá um dia difícil. Toda ação tem a sua reação diante de tudo aquilo que fazemos.
Erramos em muitas coisas. Fazemos coisas erradas a vida toda. Cometemos injustiças. Cometemos desleixos com nossa saúde, apenas por buscar simples e rápidos prazeres momentâneos. Fazemos errado parte de nosso trabalho, mas que uma hora, vai acabar refletindo em todo o processo. Como a exemplo de uma empresa, onde todas as pessoas são muito importantes. Desde a pessoa com o trabalho mais manual possível, até o dono da empresa. Caso alguém faça algo errado ou deixe de fazer algo, isso irá impactar lá na frente causando algum tipo de prejuízo.
Da mesma forma é com a nossa saúde. Se nos alimentarmos mal ou deixar de fazer exercícios, logo estaremos nos medicando ou fazendo procedimentos cirúrgicos. Isso sem contar todo o processo de encurtar o nosso tempo aqui na terra para usufruir com quem a gente ama.
A grande dificuldade nisso é fazer o que tem que ser feito realmente. Sabemos que devemos nos alimentar melhor, sabemos que devemos fazer exercícios físicos, sabemos que temos que ler, escrever, trabalhar, se dedicar, cuidar dos filhos, cuidar da casa, cuidar da família, manter os relacionamentos saudáveis, criar ambientes saudáveis e ter hábitos saudáveis. Sabemos de tudo isso e que dá muito trabalho, despendendo grande parte de nosso tempo e esforços diários. Mas então será que vale a pena fazer tudo isso? Como devemos lidar com isso?
Se você quer ter um corpo em forma, então deve enfrentar o processo de se exercitar. Se deseja emagrecer, então deve mudar alguns hábitos alimentares para isso. Se quer ter um bom relacionamento com as pessoas, deve exercer a solidariedade e cultivar bons relacionamentos. Se você deseja se tornar um empreendedor, um jogador de futebol, um campeão olímpico, um músico de sucesso, ou qualquer outra coisa, então você deve usar o seu tempo para treinar ser essa pessoa que deseja. Se dedicar, se empenhar e se esforçar muito para que aquela atividade se torne parte de você e seja a sua essência. Aquilo que você faz bem, você será reconhecido por isso. As pessoas vão associar o seu nome a sua profissão, mas que nem todas as pessoas são realmente aquilo que estudaram para ser. Não são em sua essência aquilo pelo qual trabalham. É diferente o vendedor de casas com relação ao vendedor de sonhos “imobiliários”, por exemplo.
Mas para isso é preciso esforço. Muito esforço mesmo. Para se chegar onde deseja é preciso de muito tempo de prática e treinamento duro. As coisas não vem fácil. Tudo que vale a pena na vida é mais difícil de conquistar. Tudo que irá te proporcionar satisfação, são as coisas mais complexas. Você precisa estudar para passar na prova. Você tem que se exercitar para ter um corpo legal. Você deve compreender bem os processos de como funciona uma empresa se deseja empreender. Você precisa cozinhar para poder se tornar o melhor chef de cozinha. Ou seja, você precisa fazer para chegar lá. E não precisa estar totalmente pronto para fazer. Faça mesmo que não saia perfeito.
E todo esse processo difícil, doloroso e extenso, que acaba se tornando a jornada da sua vida de aprendizagem. Pois quando conquistar aquilo que deseja, a sensação será boa, mas será rápida e passageira, pois você irá querer algo maior para poder estar na jornada novamente, que é onde vale a pena estar para chegar lá outra vez. E assim vamos criando outros desafios para poder estar no caminho a perseguir.
De nada adianta ficar parado esperando algo vir ao seu encontro. Não irá acontecer. Você tem que buscar. Ou como diria Mário Sérgio Cortella, “vaca não dá leite, você tem que tirar”. Esse é um lema que devemos levar para a vida toda. Se você quer algo, precisa se mexer, se levantar e ir lá buscar. Tem que fazer.
A vida passa, e quando nos damos conta, não fizemos aquilo que gostaríamos de ter feito, e aí vem o arrependimento por não ter feito. Viva uma vida para fazer aquilo que deseja sem medos, sem desculpas, com muita vontade e desejo de transpor as barreiras. Coloque você mesmo o seu sarrafo mais alto, tome impulso, treine, caia e erre até conseguir pular.
Faça você. Estabeleça você mesmo os seus limites e aumente a cada vez que ultrapassá-los. Vá com tudo pra cima. Se imagine ganhando. Se imagine vencendo. Já imaginou se tudo que a gente pudesse conceber com nossa imaginação fosse possível de se realizar? Pois é, isso é possível. Vai lá e faça! O que te impede de fazer? O que te bloqueia para fazer algo? Somos nós mesmos que criamos as barreiras com base em nossos medos, experiências e crenças limitantes. E por conta disso é importante a gente passar a se conhecer melhor para identificar esses bloqueios para poder destruí-los.
O autoconhecimento é muito importante para nossa evolução. Saber ler e interpretar o nosso verdadeiro “eu” interior é uma tarefa bem complexa, pois permanecemos por muito tempo cegos com todas as distrações ou atividades que fazemos e que não condizem com a nossa essência. Todos somos especiais. Todos temos os nossos talentos. Só precisamos nos conhecer melhor para poder entrar de cabeça nessa experiência.
Não espere as coisas acontecerem. Vá atrás do seu ideal. Busque no seu interior aquilo que está escondido a tanto tempo, mas que ignoramos durante muito tempo e que não se apagou. Essa chama interna está lá a sua espera. Encontre-a.