Maturidade. Quando é que a gente vai crescer e aprender a se comportar e agir? Não canso de assistir ao meme da esposa dizendo para o marido que ele já é um homem, e que tem que crescer, num momento em que estão discutindo a relação. Ao que o homem todo sério responde algo inauldível que a esposa não entendeu e o marido solta um “pum” pela boca, fazendo-os cair na gargalhada, demonstrando toda a “maturidade” do marido.

Existe toda uma história onde as mulheres são muito mais maduras do que os homens. Deve haver algum sentido para isso também. A mulher em todo o seu papel de gerar a vida e ter sob responsabilidade de gerir a sua prole com tamanha atenção e dedicação aos filhos, enquanto o homem saia à caça do jantar. Pelo menos é o que remonta desde os tempos mais primórdios, mas que ainda herdamos esses comportamentos e caracteristicas transmitidas e repassadas de geração em geração. Ou que pelos menos existe esse fator em nosso DNA, mesmo que hoje não seja mais necessário sair a caça de comida como no tempo das cavernas.

Talvez deva existir uma razão para os homens agirem do jeito que agem, e que as mulheres também tenham seu modo de ser, sendo trazidos de acordo com o tempo. Atividades diferentes sendo realizadas ao longo do tempo que foram se moldando para ambos os sexos, sendo impostas ou não, ainda numa época onde não haviam muitos direitos equalitários. Não que um tenha mais direitos ou deveres do que o outro, pois não existe mais isso, somos todos iguais e com liberdade para sermos ou fazermos o que quisermos. Cada um cuida de seus filhos, ou de sua família da maneira que for mais adequada. Uns tem o pai como figura do lar enquanto a mãe trabalha fora. Outros tem os dois trabalhando fora, e além de muitas outras possibilidades que nem deveria estar sendo comentado aqui, pois é o mais normal e comum do mundo.

Mesmo diante disso, ainda sim, a mulher tem o privilégio de carregar a vida em seu ventre, e isso por sí só, já faz uma grande diferença entre os sexos. Pode ser que isso seja um ponto para confirmar a maturidade das mulheres ser mais latente do que nos homens. Claro que não é uma regra objetiva, pois existem homens muito mais maduros do que muitas mulheres por aí e vice-versa, então não vamos generalizar.

A maturidade vem com o tempo. Essa maturidade vai se desenvolvendo a medida que a gente cresce nas mais diferentes áreas da nossa vida. Ficamos mais maduros e responsáveis no trabalho a medida que vamos tomando conhecimento do nosso papel e importância na engrenagem da companhia. Ficamos maduros, quando analisamos tudo que fazemos para nossos familiares e que aquilo gerou bons resultados. Ficamos mais maduros quando passamos a refletir sob os mais variados assuntos do nosso dia a dia, aprendendo a cada dia uma nova lição. Quando percebemos e notamos nosso lugar nesse mundo. Passamos a entender certas coisas das quais nem passava pela cabeça quando mais novos e inexperientes.

Tudo vai crescendo e evoluindo nos mais diferentes assuntos de nossas vidas, como no profissional, pessoal, espiritual, familiar e tudo mais. Com o tempo passamos a perceber que vamos ficando mais preparados a medida que nossas experiências são arquivadas em nossa memória. Se fizemos alguma coisa da qual não gostaríamos de ter feito, a memória traz a lembrança daquela experiência, e então não voltamos a repetir aquilo.

É preciso ter maturidade para lidar com certas situações de nossas vidas. Durante muito tempo da minha vida eu fui muito imaturo diante de diversas ocasiões, não correspondendo a altura e de uma forma mais séria quando era realmente necessário. Fui tolo e agi irresponsavelmente ou com desdém perante às outras pessoas. E isso foi um grande erro que cometi em minha vida, mas que também, se não tivesse cometido, não estaria aprendendo com ele. Por um lado, lamento por ter causado algum prejuízo para as outras pessoas, e por outro lado agradeço por ter tomado a consciência de que não fiz bem, para que não voltasse a repetir tais erros.

É muito comum de se acontecer, onde a gente presencia muito frequentemente essas atitudes imaturas das pessoas em geral. As vezes o fato de sermos contrariados por algumas pessoas, nos coloca numa posição defensiva e de querer “se vingar” da pessoa colocando empecilhos ou dificultando algo para ela. Ou ainda agirmos como crianças ao levar para o lado pessoal daquilo que fomos contrariados e deixamos de fazer algo por essa pessoa.

Nesse exemplo, penso que condiz com uma atitude madura e de humildade quando somos “feridos” por uma pessoa mas ainda sim, passamos por cima daquilo e fazemos algo para ela, sem se importar muito com o que aconteceu, ao procurar entender os motivos que fez com que aquela pessoa agiu daquela forma com você. Isso mostra a nossa maturidade. Isso para mim representa o que Jesus Cristo nos ensinou de que quando alguém lhe bater numa face, então dê a ela, a outra face. Acredito ser isso um grande sinal de maturidade e controle de nossas ações.

Não se trata de algo fácil de se fazer, pois a todo momento estamos envoltos a problemas do dia a dia como no trabalho, na escola, na família, com os vizinhos, com as pessoas, com a sociedade em geral, a todo momento estamos sendo cobrados, solicitados e exigidos, que nos faz entrar em situações estressantes da qual não conseguimos controlar nossas emoções e acabamos explodindo com tudo e com todos. Revidando a cada situação contraditória que recebemos. Ou atacando as pessoas com quatro pedras nas mãos em cada ocasião de estresse que passamos.

Na maioria das vezes a maturidade nem está relacionada com a idade das pessoas, pois encontramos jovens muito mais maduros do que os mais experientes e o contrário também acontece, claro. O ponto é que em algum dado momento esse amadurecimento acontece. Pode vir bem rápido, pode demorar muito, ou as vezes nem chegar a vir, mas creio que ele vem com o nosso despertar para a vida independente de nossa idade. Quando passamos a avaliar as nossas atitudes de como agimos a determinados momentos. Quando avaliamos nossas ações depois de ter vivenciado experiências que nos fizeram crescer a aprender. De diversas formas somos impactados com tudo aquilo que fizemos, criando a nossa personalidade e gerando novas ideias para inovar.

Se você está maduro o suficiente para entender diversas coisas da sua vida, é um bom sinal de que vamos conseguir viver uma vida mais leve, trazendo a autocofiança, aumentando nossa auto-estima e nos fazendo seres humanos únicos. Esse tipo de atitude madura nos diferencia das pessoas que ainda não tem essa maturidade desenvolvida. É de grande valia saber lidar com maturidade diante das situações, além de estar preparado para receber o que vier das outras pessoas. Um controle emocional vem com a nossa maturidade para poder lidar com essas situações.

Seja maduro com tudo que for lidar. Faça uma análise de todas as coisas que fez e reflita para saber se você agiu de com maturidade. Se agiu, que reforce essas atitudes, e se não agiu com maturidade, repense e avalie para poder mudar suas atitudes para chegar até a maturidade. Isso vai fazer a diferença na sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *