Uma coisa que é legal de se ter em mente, é de que a esperança nunca morre realmente, ou se for acontecer de morrer, então que seja a última. Sempre há esperança. Mesmo quando tudo está perdido, sempre tem uma saída. Acredito muito nisso. Há soluções para as mais variadas situações, tudo depende de nossa criatividade, coragem e forma de como encarar os fatos. Até mesmo um simples personagem de desenho animado, traz consigo essa máxima em sua vida, transmitindo para as demais pessoas. Não sei se você se lembra, mas a pexinha Dori da Disney diz para seu amigo polvo, que ouviu de seus pais que sempre há uma saída, quando o polvo insistia que não havia saída, mas ao olhar para o teto do caminho que estavam presos, surgiu a esperança de uma brecha para sair.

Nos momentos difíceis, é complicado trazer à realidade tudo aquilo que poderíamos fazer para fortalecer a nossa fé e nossa confiança. Nos momentos difíceis, nossa visão fica turva impendido que a gente enxergue direito as possíveis saídas daquela situação. São nos momentos mais difíceis que imaginamos que não teríamos força para continuar e seguir encarando os desafios da vida. A gente perde o foco. Perde a fé. Perde a esperança de que somos capazes.

Nos momentos de desespero e de dúvidas, ficamos sem fé, sem acreditar, sem imaginar que conseguimos sim dar a volta por cima. Bate aquele medo. Bate aquela angústia de que estamos com um problema enorme pela frente e que dificilmente iremos sair dessa. Estamos quase sempre pensando assim quando estamos com alguns problemas. Eu mesmo passei por muitas situações de que sempre achei que tinha entrado numa furada e que me daria muito mal por ter feito alguma coisa errada ou deixado de fazer algo que deveria ter sido feito. Quanto desespero eu passei com isso. E quantas pessoas também não passam por isso? Acredito que a grande maioria já passou por algum tipo de sufoco durante seus dias.

E não é muito fácil manter o foco e acreditar que podemos sair desses problemas. No momento em que estamos naquele processo, imaginamos que tudo se foi. Que não iremos conseguir dar conta do recado. Encaramos aquilo como o pior de todos os nossos problemas. Cadê a esperança? Onde está a fé? Por onde anda a confiança em Deus ou em você mesmo? Como é que ficam as coisas quando nos deparamos com um grande problema em nossas vidas? Como resgatar forças para poder encarar esses problemas? Como fazer para superar?

Na hora do desespero é muito difícil e complicado pensar em algo. A gente acaba focando no pior. Se concentrando em tudo que pode vir a dar errado. Pensado em como fomos tolos em ter causado aquilo. Desejando voltar ao passado para poder consertar aquele assunto, ou para evitar aquele problema. Por que estamos sempre querendo nos livrar ou evitar os problemas? Qual é o grande mal de se ter ou enfrentar problemas, se o que a gente mais encontra pela frente são as situações problemáticas, não é verdade?

Mesmo parecendo algo ruim, os problemas são grandes desafios que se transformam em aprendizados para nós que passamos por eles e que de fato são grandes ensinamentos para nós, que fortalece a nossa capacidade de encarar muitos outros problemas. É como se fosse uma droga viciante que te faz querer mais daquilo. Pode vir que eu vou encarar qualquer problema.

Bom, na teoria, ou no momento em que a gente não está passando por algum tipo de problema, isso pode parecer fácil, mas se estamos passando por algo difícil, aí já muda a sensação. Bate o desespero, a insegurança, a falta de coragem de encarar tudo e nos sentimos fracos diante do problema. Então o que devemos fazer para mudar isso? Como devemos nos comportar para poder ficar firmes para ultrapassar os obstáculos da vida?

Não sei ao certo, e nem há uma fórmula mágica, ou dica, ou ainda um manual de como encarar os desafios que serão colocados a prova. Mas acredito que trazer ao pensamento a confiança, a fé, combinados com as ações a serem tomadas, já é um grande diferencial. Poder olhar de um outro modo aquele problema, como se enxergasse nele uma possibilidade para fazer algo novo, ou uma possibilidade para descobrir uma saída criativa e com isso ajudar muitas outras pessoas que estão passando por isso, parece soar como um grande diferencial que podemos usar e contribuir para que outras pessoas também consigam derrubar suas barreiras.

Talvez o mais importante de tudo, é de não ficar parado esperando, e sim agir. E se mexer. Se movimentar. Correr atrás de alguma coisa, mesmo que não dê certo. Mas continuar fazendo. Continuar lutando. Continuar seguindo adiante, buscando alternativas para poder solucionar aquilo. Vai atrás. Siga seu caminho com fé, acreditando que tudo vai dar certo, mas agindo. Acredito não haver outra forma para sair do problema. Como já havia dito, mesmo que aquilo que esteja fazendo não dê certo, continue fazendo. Continue tentando. Continue insistindo e persistindo no seu ideal, nos seus sonhos. Vai lá e faz. Não fique parado.

Ainda que para algumas pessoas parece que fazer algo na direção errada, não seja uma alternativa inteligente, como numa areia movediça, por exemplo, onde se você se mexer muito vai afundar cada vez mais. Penso que quanto mais se mexer, mais para o fundo você irá, mas talvez por conta de agir no desespero sem uma direção certa, ou sem parar pra respirar profundamente, acalmar a mente e só então se mexer lentamente com movimentos lentos e organizados para poder sair do buraco e não ficar se debatendo freneticamente que te levará mais para o fundo.

Só a calma mesmo vai fazer com que o mar agitado da sua mente se acalme para se viajar em águas tranquilas, onde é possível enxergar mais nitidamente o fundo, ou seja, onde você possa ver com mais clareza a melhor opção para resolver seus problemas. Acredite em você. Tenha fé. Tenha a esperança de que irá conseguir. Pense que a água não desiste de seguir o seu rumo quando encontra um obstáculo. Ela desvia ou passa por cima e continua. Assim como até as flores que nascem em lixões se houver um pequeno pedaço de terra, água e matéria orgânica para fazer crescer e florescer. Utilize o que você tem para florescer. Use as suas ferramentas que tem em mãos, para então só depois adquirir ferramentas melhores. A esperança sempre estará lá. Acredite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *