Algumas pessoas tem uma mente bem voltada para tudo dar errado. Cultivam uma atitude de focar em tudo que possa dar errado. Ficam pensando apenas nos pontos negativos e criando o pior cenário possível em suas mentes a fim de já se prepararem para o que vier de ruim. Tendem a fazer dessa maneira de apostar no pior, para então ficarem surpresos com o que vier, que mesmo não sendo tão bom, já é uma coisa boa, por não ter vindo aquele cenário ruim que esperavam. Assim saímos no lucro. Nos preparamos para o pior, e enfim acontece algo “menos pior”, como dizem por aí, e aí fica tudo bem. Mas será que vale a pena?
Estar envolto a pessoas com essa mentalidade negativa, tende a ficar um ambiente pesado, pois até a energia que paira ao redor, se torna negativa em virtude de a pessoa estar numa “vibe” negativa. Parece que tudo fica mais tenso. Você tem que ficar pensando antes de falar alguma coisa, ou como dizem por aí, “pisar em ovos” ao lidar com a pessoa. A gente tem que ficar nos policiando para não entrar na mesma sintonia da pessoa. Tudo bem se estivermos com o corpo fechado para não “pegar” essa sintonia.
Não sabemos o que irá acontecer no futuro. Ninguém tem ainda, a capacidade de saber o que vai acontecer com a gente daqui a alguns segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, décadas e sabe-se lá a séculos. Não sabemos. Não temos controle sobre isso. Mas o que acontece geralmente com nossa cabeça em relação ao futuro? Normalmente a gente tende a imaginar o que pode acontecer, e na maioria das vezes montamos o pior cenário, de que vai dar tudo errado, que não vai dar certo, que não vamos conseguir, que as coisas irão dar problemas e por aí vai. É incrível como a nossa cabeça voa e pensa nos resultados de uma forma negativa, pensando no pior dos cenários. A gente tende a fazer isso mesmo.
E o que dizem os “gurus” a respeito do pensamento positivo? O que falam as pessoas de sucesso que já passaram pelas dificuldades, mas que hoje se encontram tranquilas, enquanto a gente está passando pelas dificuldades que parece que não tem fim? O momento presente. O instante em que nos encontramos, parece o pior de todos, pois parece que nunca acaba, que nunca tem fim, que sempre estamos patinando e não saindo do lugar. Esse é o momento em que separa as pessoas de sucesso, das pessoas que estão buscando esse sucesso.
Aquelas que já passaram, estão curtindo o momento de tranquilidade e dizendo para os que estão tentando que continuem a lutar, que permaneçam tentando, que eles conseguiram, então a gente também consegue. Enquanto essas pessoas que estão tentando, ficam dizendo que para as pessoas de sucesso falarem isso, é por que não estão vivendo aquilo que estamos vivendo. Que agora é fácil falar, depois que já passaram. Acontece que eles também passaram por isso e que não foi nada fácil. Eles sabem que não foram fáceis. E quando a gente está passando por aquilo, parece que com a gente é mais difícil, é mais complicado, e que eles não devem ter passado por aquilo que estamos passando. Tudo tende a cair naquela máxima de que com a gente é diferente, pois com a gente é sempre mais difícil, que os outros não devem ter passado por isso, como estamos passando. O fato de passar fome, sofrer com perdas, não ter um lugar para morar e tantas outras dificuldades parecem ser muito mais difíceis quando se trata de acontecer com a gente.
Ninguém está na nossa pele, e nem a gente ficou na pele de alguma outra pessoa, para saber ao certo a dor que outras pessoas estão passando. Podemos no máximo chegar perto de algo semelhante que já passamos, mas que a experiência é diferente para cada um.
Então o que fazer nesses casos? Como agir a tamanha dificuldade na vida? O que fazer para poder ultrapassar esses limites? Não sei dizer ao certo, mas creio que se tivermos uma mentalidade positiva, tudo isso pode se tornar mais leve. Sabe, não ficar dizendo que as coisas vão dar errado. Não ficar falando que isso ou aquilo não vai acontecer. Ficar até imaginando os piores cenários para então vir um bom resultado. Penso que não ajudaria muito. Entendo que as palavras tem um certo poder. Os nossos pensamentos tem poder. Quando falamos ou mesmo pensamos em algo ruim, aquilo parece atrair o que você está falando ou pensando. Como diz o ditado, “Tudo que você focaliza, se expande”. Seja ao falar coisas positivas, seja para as coisas negativas também. Então já que é para pensar em algo, então que possamos focar no que é bom. Criar uma atitude positiva perante a vida.
Isso tudo soa muito fácil e bonito para o público em geral. Mas vai dizer isso para as pessoas que estão em depressão. Vai dizer isso para os que estão sem esperanças. Conte isso para as pessoas que estão doentes em fase terminal. Diga isso para as pessoas que estão passando frio, fome, sede ou vivendo em guerras e conflitos armados. Não se trata de uma tarefa fácil. Não é uma atitude totalmente incorporada pela pessoa com mentalidade negativa, que acha que tudo isso é uma tremenda “baboseira”. Que tudo isso não passe de psicologia barata. E isso não “cola” para essas pessoas. Ainda mais vindo de pessoas das quais elas sentem alguma aversão. Não irão acatar nada desse tipo. Uma por conta das pessoas, e outra por conta de sua negatividade já implantada e enraizada.
Um processo meio que como o de um drogado que não consegue se livrar das drogas, mas que mesmo desejando sair, acaba se entregando e voltando para ela. Aquilo fica mais forte dentro dela. Aquilo fica mais evidente e pulsante dentro da pessoa, que atua como uma força gigantesca tornando a pessoa mais fraca. Para alguns isso parece “frescura” ou falta de vergonha na cara, mas é fácil falar e julgar quando não se está passando por aquilo. A pessoa já tem um padrão vindo de muito tempo do qual ele se apossou e fica difícil de sair. Como acontece com as drogas, também acontece com os vícios, hábitos e uma série de fatores que seguram e travam a pessoa. Algo como amarras que ela não sabe como se desvencilhar.
Dificilmente iremos convencer as pessoas a seguirem pelos caminhos mais prósperos se no fundo ela mesma não desejar isso em seu interior. Infelizmente ou felizmente, muitas pessoas terão que passar pelo processo da dor para poder amadurecer e crescer vivendo suas experiências e transformando em aprendizado para então repassar para os demais. Independente de sua mentalidade, positiva ou negativa, você irá passar por situações. Cabe a cada um decidir se irá manter a positividade ou negatividade, e usando o que for confortável ou não, para si mesmo. Para aqueles que decidem ficar na negatividade, achando que tudo vai dar errado, que tudo não tem muita graça, só resta a esperança de em algum momento encontrarem seu ponto de reflexão para reversão disso, e cabe aos outros ajudar e/ou bloquear essa áurea negativa. Quanto aos que já estão com o otimismo presente e pensando de uma forma positiva perante as maravilhas que Deus nos dá, também podem auxiliar a quem necessita dessa mãozinha para integrar ao novo time.