Será possível que conseguimos fingir que nada aconteceu depois de termos cometido alguma falha? Será que conseguimos permanecer tranquilos depois de termos a consciência de ter deixado algo para trás? Não sei se algumas pessoas tem essa sensação mais ou menos aguçadas, mas sinto que algumas pessoas não tem muita consciência disso, ou se fazem de desentendidas para mostrar que está tudo bem.
Como já havia dito em outros artigos, cada um é de um jeito. Cada pessoa tem a sua personalidade e age conforme suas convicções, suas crenças, criação e ambientes. Mas sinto que quando estou devendo algo para alguém, me sinto incomodado e não fico muito tranquilo enquanto não entrego a resolução para a pessoa que estou em débito. E sinto isso até por conta de outras pessoas, como se fosse algo que eu estivesse devendo. Por exemplo, nesses últimos dias presenciei um fato no trabalho de uma pessoa conhecida foi muito mal falada por ter deixado algo a fazer, e ter saído de férias. Logo na sua saída, já estava postando coisas nas redes sociais a respeito de suas viagens, comidas e passeios que fez, sem se importar muito com o trabalho. Pode ser que nem tenha se dado conta do seu erro, não sei, mas acredito que sentimos alguma coisa quando algo não está muito bem.
Isso é algo que me incomoda em virtude de parecer que a pessoa está bem, ou se está fazendo de forte mas que no fundo está em débito com algumas obrigações. Acredito que não conseguiria ter uma atitude como essa. Não estou julgando e nem recriminando a pessoa por estar fazendo isso, e nem estou aqui despejando a minha inveja pela pessoa estar de férias e eu não, apenas estou passando um sentimento de uma atitude que não faria se estivesse naquela situação (de postar que está tudo bem). Claro que aqui também entra o lance do perfil comportamental de cada pessoa, onde não me encaixo nesse caso de ficar postando coisas nas redes sociais. Da mesma forma, também temos profissionais que estão prestando serviços pra gente, que estão nos devendo uma informação enviada por mensagens que não são respondidas, mas que estão fazendo suas postagens na redes sociais, sem nem ao menos nos dar uma satisfação sob nossos questionamentos. Algo que também não me sentiria confortável em fazer, ao deixar de responder questionamentos sem dar pelo menos uma satisfação.
Muitas pessoas reclamam hoje em dia de que existem poucos profissionais dedicados e que se importam realmente com seus clientes. E isso é um fator muito bom para os profissionais que tem o perfil de se importar, contra as pessoas que não dão a mínima. Um amplo campo onde as pessoas que dão mais atenção, acabam ganhando mais espaço como um diferencial perante a sua concorrência.
É um fato tão falado e tão comentado atualmente de se fazer algo a mais para surpreender seus clientes, como o tratamento para com as pessoas, o brinde, a atenção, o pós venda, o atendimento focado no ser humano e muitos outros pontos positivos, são realmente o diferencial que se destaca perante a sua concorrência.
Somos todos clientes e fornecedores de produtos, serviços e quaisquer outras coisas da qual exista o relacionamento entre as pessoas. O nosso colega de trabalho que está ao lado, a esposa, os filhos, os pais, os amigos, todas as pessoas dependem umas das outras, e irão se sobressair as pessoas que tem mais engajamento, comprometimento e senso de responsabilidade perante o que se está fazendo. Estamos sempre servindo (ou deveríamos estar servindo) às outras pessoas, e quem se diferenciar e ter um bom relacionamento é que vai ganhar espaço perante os demais.
A preocupação com o seu trabalho, com as atitudes que você tem perante às outras pessoas, seu comportamento e diversas outras coisas, fazem você se tornar uma pessoa lembrada pelos outros, ainda mais quando se faz um bom trabalho, ou quando entregamos algo a mais pelo que foi solicitado em todas as áreas de nossas vidas.
Lógico que antes de julgar, ou antes de falar algo a respeito do que os outros estão nos devendo, temos que verificar se nós também não estamos em débito com algumas coisas que nos foram solicitadas. Lembrar de que antes de comentar a respeito dos outros, verificar se não temos uma “trave” em nossos olhos antes de falar das outras pessoas.
Fingir que as coisas estão bem e passar a imagem para as outras pessoas de que está tudo bem, me parece um pouco sem sentido e dando a impressão de que a pessoa não está muito preocupada com o que está acontecendo. Soa até como uma falta de consideração para as outras pessoas. Algo como um “jogar tudo para o alto” e vou me divertir aqui, depois penso nas pendências que deixei pra trás. Não parece ser uma atitude muito positiva.
Se imagina que seria algo complicado de se resolver, ou se irá necessitar de um tempo maior para sanar aquele problema, então que pelo menos faça uma manifestação de que aquilo será resolvido o mais breve possível, dando uma resposta de que o outro irá se sentir importante por ter tido um tempo dispendido na resolução de seu problema.
Isso traz uma tranquilidade. Isso gera um pouco de conforto até que a pessoa traga a solução do problema.
Mas uma coisa que penso que pode gerar aqui uma grande oportunidade, é a possibilidade de se sobressair naquilo que a pessoa fez de errado ou deixou de fazer, que é de entregar algo a mais. Se você “pisou na bola” com alguma pessoa, então faça algo a mais para poder reparar o erro que foi cometido. Entregue mais, e vá além, quando possível para poder impressionar e/ou agradar seus clientes. Reparar o erro cometido. Me passa a impressão de que você é importante e que teve um pensamento direcionado. E não somente entregar algo a mais apenas quando se errar, mas ter o costume frequente de se fazer isso.
Acredito que com essas atitudes, todos podemos fazer com que o mundo se torne um lugar melhor. Com pessoas gerando valores para outras pessoas. Fazendo mais pelos outros. Entregando mais sem ter que pedir algo em troca. Ir além. Atender às expectativas. Se destacar perante a sua concorrência, puxando todos os demais para também tomarem esse tipo de atitude, onde todas as pessoas se beneficiarão. Tanto os clientes, como os fornecedores. Não é verdade?