Afinal, o que é a vida? Como podemos explicar algo tão esplendido? De forma geral, não temos a menor ideia do que é a vida, mas sabemos que estamos nela agora, nesse momento fazendo esse artigo, fazendo a comida, estudando, lendo, jogando, fazendo muitas coisas, em constante movimento. Estamos passando por essa vida como uma experiência e uma passagem que nos faz crescer, errar e aprender, além de todos os outros sentimentos que a vida nos desperta.
A vida esta em movimento mesmo, e estamos em constante mudança. Se não estamos em mudanças comportamentais, estamos em mudanças fisiológicas, espirituais e afins. Assim como o mundo também está. Sempre numa mudança constante.
A cada dia nos renovamos. A cada dia mudo uma ideia, um pensamento, uma atitude. Ainda mais agora que vamos percebendo mais as coisas do dia a dia, conforme amadurecemos. A clareza de tudo que aconteceu e do que vem acontecendo, vai naturalmente nos fazendo pensar em outras atitudes. Lógico que nem sempre está totalmente claro. Lógico que ainda não estamos totalmente concentrados no momento presente. Claro que ainda não estamos totalmente incorporados às nossas atividades. Lógico que temos muito que melhorar. Claro que temos muitos desafios pela frente. E óbvio que ainda vamos errar em muitas coisas.
Mas o importante em tudo isso é que estamos fazendo, agindo e realizando. Estamos em movimento. Estamos em mudança. Estamos agindo, e a exemplo de quem vos fala, eu estou tocando violão, estou escrevendo meu livro, estou estudando o cérebro, estou me exercitando, estou cuidando da minha alimentação, estou cuidando da minha saúde, estou correndo ou fazendo caminhadas, enfim, estou fazendo. Coisa que a algum tempo atrás eu não fazia. Não me dedicava. Não continuava. Não tinha constância. Ficava parado estagnado. Ficava esperando que as coisas viessem em minha direção como se fosse algo caindo do céu, mas que não é bem assim e nem nunca foi.
E foram anos de estupidez ao pensar que alguma coisa me mudaria simplesmente com um passe de mágica. E demorou para eu perceber isso. Não vai ser assim do dia para a noite que vou mudar alguma coisa. Tudo leva um certo tempo para mudar como na equação de 90% de transpiração e 10% de inspiração. 100% de dedicação e disciplina. 100% de foco e consciência naquilo que se está fazendo.
Só de começar a ter consciência de tudo que acontecia comigo, já foi um grande passo. Só depois de entender todas essas minhas atitudes, já foi uma enorme evolução, pois agora, eu pelo menos imagino onde estou para então definir para onde vou. Só agora eu percebo o quanto eu fui tolo pensando e me importando com a opinião dos outros. E não deveria ser assim.
Foco deve estar presente em mim. O foco é em você. O foco está em você. E sem pensar no que os outros possam dizer. Use essa energia para você se modificar, sendo ela negativa ou positiva. Utilize a energia positiva para te dar força para continuar. Transforme a energia negativa para também fazer com que você queira se superar ao receber uma crítica. Use essas energias a seu favor. Foque em você.
Faça por você, pela sua esposa, por seus filhos, pelo seus pais, pela sua família. Sirva. Gere valor para o mundo. Faça a sua parte e deixe o seu legado. A gente se depara com a morte quando estamos aprendendo a viver, como diria o filósofo Sêneca ou como diz um outro ditado, quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.
Ou ainda como diriam os romanos, viva a vida como se hoje fosse o último dia, que um dia você acerta.
Todos esses conteúdos vem trazendo muitas reflexões na minha vida, sobre tudo que aconteceu e acontece comigo. Minhas dificuldades, meus medos, minhas fraquezas. O que eu deveria fazer para mudar. Quais são os meus maiores cavalos, isto é, quais são as atividades que faço hoje que fazem parte dos meus objetivos. Não ficar parado. Não ficar esperando. Não ficar me suicidando aos poucos ao matar o tempo.
Utilizar o meu tempo. Utilizar o meu potencial. Explorar esse potencial até descobrir o meu lugar. Até saber onde está Ítaca, a minha Ítaca, assim como a de Ulysses.
O meu propósito que não vou procurar parado esperando ou pensando e tentando descobrir. Vou encontrar o meu propósito fazendo, agindo, correndo atrás, até saber qual é. Fazer as perguntas certas. Pensar a respeito das minhas atividades, instigando meu cérebro a encontrar as respostas. Dar o estímulo correto. E usar isso a meu favor.
Isso também é possível para você, para todos nós. É perfeitamente possível. E que vou tentar mostrar aqui, como foi o meu processo de mudança. Como tudo aconteceu e como tudo isso vem mudando aos poucos. Penso que ao mostrar para as outras pessoas o que venho fazendo para mudar, algumas delas também se identificarão e passarão a tomar atitudes mais corretas para a vida.